Após a implementação dos serviços nas principais vias de tráfego, a prioridade passa aos grandes polos geradores de fluxo, como escolas, mercados, igrejas, praças e áreas bancárias. A pintura proporciona ordenamento na circulação dos veículos e colabora para a prevenção de acidentes nas vias.A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem investido na infraestrutura da cidade. Após as obras de recapeamento e de asfaltamento de vias urbanas, dá início à aplicação de sinalização horizontal de trânsito nos principais corredores viários. São cerca de 130 ordens de serviço para pinturas de sinalização distribuídas por todas as regiões da capital, conforme o departamento de sinalização viária do IMMU.
Após a inspeção dos técnicos nas vias, o IMMU procede com a aplicação da sinalização planejada. As pinturas horizontais compreendem linhas de bordo, que têm a função de delimitar a pista, faixas de retenção, faixas de pedestres e linhas brancas seccionadas. Estas, por sua vez, contribuem decisivamente para a segurança e o ordenamento do trânsito, garantindo uma circulação segura e eficaz, tanto para veículos quanto para pedestres, sobretudo, nos horários de pico, quando o fluxo é mais intenso e há uma maior necessidade de organização no tráfego.
“Essa ação não é apenas estética ou de mera organização. Estamos falando de segurança no trânsito e de proteção à vida. O ordenamento correto do trânsito, proporcionado pela sinalização adequada, é fundamental para garantir que todos, motoristas, passageiros e pedestres, possam se locomover de maneira segura. Nosso objetivo é, acima de tudo, evitar acidentes e garantir que todos possam transitar com tranquilidade e segurança pelas vias de Manaus”, declarou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
A iniciativa de reforçar a sinalização horizontal é parte de um esforço mais amplo da prefeitura em melhorar a infraestrutura da cidade e promover a mobilidade urbana. Entre os locais que receberão a nova sinalização estão os grandes corredores de tráfego e as vias onde a circulação de ônibus é mais intensa.
Vale destacar que Manaus vem saindo de um período de chuvas intensas, que costuma afetar a visibilidade da sinalização nas vias e há um maior desgaste da pintura, comprometendo a segurança no trânsito. Agora, com a diminuição das chuvas, a aplicação das marcas viárias será mais efetiva e a prefeitura intensificará os serviços neste período de verão, para adentrar com a pintura no asfalto das vias, permitindo uma melhor orientação aos motoristas e contribuindo para a prevenção de acidentes.
Texto – Marcelo Lima / IMMU
—-
Fotos – Karollyne Silva / IMMU