Os usuários da Glória e proximidades tiveram acesso a atendimentos médico e de enfermagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, exame do pé diabético e doppler vascular periférico. Além destas ações, o público que foi até o estabelecimento de saúde recebeu ações de orientação odontológica, palestras e atividades físicas.A Prefeitura de Manaus dá continuidade às ações de educação em saúde e a oferta de serviços voltados à prevenção e ao combate à hipertensão arterial, em referência ao Dia “D” da Hipertensão Arterial, que é comemorado no dia 17/5. No último sábado, 20/5, foi realizada uma programação na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Sul da capital, e nesta terça-feira, 23/5, as atividades acontecerão na USF São Pedro, na estrada AM-010 quilômetro 35, do Distrito Rural.
“Ao longo deste mês, a Semsa vem realizando ações com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as formas de evitar e controlar a doença, que passam diretamente pela adoção de hábitos saudáveis”, disse.
Para a gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lílian Paula Lima, as ações de intensificação são importantes para alertar sobre os cuidados para evitar e também a importância de fazer o acompanhamento da doença crônica, que muitas vezes apresenta sinais que passam despercebidos pela população.
— — —
Além de aferição de pressão arterial, com 46 atendimentos, foram realizados exames de glicemia capilar (21), consultas médicas (44), auriculoterapia (21), avaliação neuromotora (6) e de educação em saúde (56). A Semsa já realizou o Dia “D”, nos distritos de saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.
Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Divulgação / Semsa