A diretora da USF Almir Pedreira, Rosineide Padilha, informou que a capacitação contou com a participação de diversos profissionais de saúde, como médico, enfermeiro, obstetra, ginecologista, cirurgião dentista, psicólogo, nutricionista e assistente social.Com intuito de fortalecer a atenção à saúde das gestantes, a Prefeitura de Manaus promoveu um curso de pré-natal direcionado a 25 grávidas vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Almir Pedreira, no bairro Crespo, zona Sul. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve início na segunda-feira, 20/3, e foi concluída nesta sexta-feira, 24/3, abordando diversas temáticas relacionadas ao período gestacional.
Rosineide lembrou que já desenvolveu o projeto na zona Leste da capital, e quando passou a atuar na zona Sul, deu continuidade à iniciativa com apoio da enfermeira Cleide Braga. A ideia é estender a ação para outras unidades, com intuito de trabalhar as orientações prioritárias para as gestantes e todas as pessoas que fazem parte de sua rede de apoio.
“A programação foi pensada de acordo com cada fase do período gestacional e tudo o que as mulheres precisam saber para evoluir com uma gestação saudável. Estamos tratando sobre alimentação adequada, cuidados de higiene corporal, aspectos psicológicos dessa fase da vida e exames complementares para o pré-natal, dentre outros pontos importantes que foram debatidos no decorrer da semana”, explicou a diretora.
O conteúdo do curso trabalhou, durante toda a semana, de 13h às 17h, orientações multiprofissionais de referência no pré-natal para gestantes e casais; autocuidado na gravidez; vacinação; cuidados gerais com o bebê; alimentação saudável; psicologia na gravidez; programas sociais; aleitamento materno; risco na gravidez; saúde bucal; maternidade e parto.
“É uma satisfação profissional e pessoal porque nós podemos mostrar para elas, através do trabalho, a nossa preocupação e comprometimento com o bem-estar dessas usuárias. Consideramos essa estratégia muito bem-sucedida porque temos toda equipe da unidade envolvida neste processo”, ressaltou a diretora.
A gerente de enfermagem Leslley Santos, da Maternidade Balbina Mestrinho, foi uma das profissionais palestrantes na capacitação, tratando sobre a visita de vinculação na maternidade. De acordo com ela, a atividade também oportunizou que as gestantes tirassem dúvidas sobre os assuntos apresentados.
A dona de casa Izabel Cristina foi uma das participantes do curso e elogiou os serviços prestados à comunidade pela USF. “Eu moro no bairro e sou frequentadora da UBS, trago meus filhos para as consultas de rotina, e sempre tenho um ótimo atendimento aqui. Estou na minha terceira gestação e foi muito bom receber essas orientações, principalmente sobre as visitas vinculadas na maternidade e o direito à laqueadura, que eu não sabia que tinha e fiquei interessada em fazer”, afirmou.
Leslley também destacou a importância de levar essa capacitação para as usuárias da comunidade. “Eu fiquei muito feliz porque nós acabamos mostrando como o SUS está presente e o quanto está interagindo com essas mulheres, já que muitas não sabiam que poderiam obter alguns serviços no sistema público. Elas entenderam o quanto a gente trabalha para isso e para melhorar cada vez mais o atendimento a elas”, observou.
“Nós esclarecemos questões levantadas por elas sobre como marcar a visita na maternidade, quando ocorre, como é feito o parto humanizado, como elas podem fazer o parto natural na banheira. Nós também aproveitamos para orientá-las sobre os cuidados que elas devem ter durante o pré-natal e a importância de fazer todas as consultas”, disse a gerente.
Texto – Victor Cruz / Semsa
— — —
Foto – Henrique Souza / Semsa