O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, destacou a importância da operação conjunta. “Estamos aqui para garantir o direito das pessoas em fazer uso da calçada. Então, pedimos aos comerciantes e população em geral para que não coloque nas calçadas nada que possa impedir a movimentação dos pedestres. Assim, queremos garantir a segurança de quem caminha pela calçada e também de quem transita em veículos pelas vias da cidade”, frisou.A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou nesta terça-feira, 11/4, de forma recorrente, as operações “Calçada Livre” e “Vaga Legal” para garantir a mobilidade urbana, a acessibilidade e a segurança dos pedestres e motoristas na cidade. A ação, que contou com apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), resultou na remoção de três veículos, 14 notificações emitidas pelo Implurb e ainda no recolhimento de mais de 50 materiais que estavam obstruindo a passagem de pedestres em calçadas.
Já a operação “Vaga Legal” tem como meta regularizar o uso do espaço público destinado ao estacionamento de veículos na cidade. Somente no ano passado, 14.909 veículos foram autuados por estarem estacionados de forma irregular.
A operação “Calçada Livre” tem como foco garantir que as calçadas da cidade sejam utilizadas exclusivamente para a circulação de pedestres. Apenas em 2022, foram realizadas 6.880 autuações de veículos que utilizaram as calçadas como estacionamento.
— — —
As operações são importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes de Manaus, garantindo a segurança e a mobilidade urbana de todos os usuários da via pública.
Foto – Karol Silva / IMMU
Texto – Divulgação / IMMU