O educador de trânsito do IMMU, Wenrisson Freitas, mencionou a necessidade de cada pessoa colaborar para o trânsito sem acidentes e com mais segurança. “A educação no trânsito não se limita a aprender as regras. É também sobre respeito ao próximo e responsabilidade social. Através deste tipo de evento, buscamos conscientizar nossos condutores e construir um trânsito mais seguro em Manaus”, disse.No intuito de promover mudanças significativas no comportamento dos condutores da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu nesta terça-feira, 6/6, uma palestra para 22 apenados de crime de trânsito da Vara de Execuções Penais (Vemepa) no fórum Ministro Henoch Reis, zona Centro-Sul da cidade. O encontro teve como objetivo sensibilizar e educar os motoristas quanto à necessidade de uma postura responsável no trânsito e contribuir com a segurança viária.
Cerca de 22 pessoas estiveram presentes e demonstraram receptividade à iniciativa. “Eu nunca tinha pensado sobre o impacto que minhas atitudes no trânsito podem ter nas outras pessoas. Esta palestra foi um alerta para mim e de fato vi que preciso rever minhas atitudes quando estou ao volante”, confessou o participante R.P., de 28 anos, que não quis se identificar.
Ao longo da palestra, foram apresentados aos participantes dados estatísticos e foram utilizados vídeos sobre acidentes que culminaram e causaram sinistros gravíssimos nas vias da cidade. Os educadores do IMMU buscaram destacar que, além da habilidade técnica, a atitude do motorista é fundamental para garantir a segurança nas ruas da cidade.
— — —
A Prefeitura de Manaus tem se esforçado para investir em ações educativas como essa, buscando reduzir os índices de acidentes e infrações de trânsito na cidade. Essa palestra é apenas uma das muitas que estão sendo planejadas como parte de uma campanha mais ampla de conscientização.
Texto e foto – Divulgação / IMMU