O projeto é desenvolvido pelo Ocas do Conhecimento Ambiental, da Semed, com encontros e oficinas na rede de ensino, tendo participação de alunos e de parceiros.Sensibilizar os estudantes sobre a importância das questões ambientais, preservação da fauna e dos recursos hídricos, cidadania, arborização e descarte correto de resíduos. Com esse intuito, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 14/6, a 4ª edição do projeto “Oca vai à escola”. Dessa vez, a atividade foi na escola municipal Pequeno Príncipe, no São José 1, zona Leste da cidade.
A estudante Rebeca da Encarnação, 8 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental, esteve na palestra sobre desperdício. Para ela, a aula desta quarta foi muito boa e trouxe conhecimentos novos sobre a preservação ambiental.
De acordo com o coordenador do “Ocas”, Renato Júnior, esse é um dia que o aluno tem uma aula diferente. “Os alunos participam de várias atividades que exploram o conhecimento ambiental e para isso contamos com o apoio de vários parceiros, que trouxeram vídeos, dramatização, entre outros”, explicou Renato.
As apresentações foram em forma de rodízio, para que todos participassem das atividades e aprendessem sobre os mais variados temas.
“Nós aprendemos sobre a importância de não jogar lixo no rio, no mato, na rua, porque isso vai poluir nosso ambiente. Eu já vi um vídeo em que jogaram um saco de lixo que ficou preso na garganta da tartaruga, ela quase morreu”, destacou.
“Esses alunos vão conhecer a importância da abelha para a existência do ser humano no planeta. Esse inseto é responsável pela polinização das árvores que produzem os alimentos. Então, é isso que nós vamos mostrar para essas crianças”, disse o coordenador de Educação Ambiental do Instituto, Jean Leão.
Um dos parceiros nesse projeto é o Instituto Soka Amazônia, que ministrou uma palestra sobre a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente.
— — —
O “Oca vai à escola” ocorre toda última sexta-feira do mês, em uma unidade de ensino da rede municipal.
Fotos – Eliton Santos/ Semed
Texto – Érica Marinho/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAHJ6F