A proposta do evento é tornar a escola um espaço mais democrático, onde seja possível desenvolver atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania, visando o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino. Para reforçar a integração entre família e estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu neste sábado, 3/6, a 4ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb. A ação, que faz parte do programa Educa+Manaus, ocorreu na escola municipal Cândido Honório, localizada no bairro Alvorada 2, com participação de aproximadamente 160 alunos de cinco escolas da zona Oeste.
“Mesmo com toda essa chuva, nossa 4ª edição foi um sucesso, muitos alunos e famílias participaram. A preocupação do prefeito David e da secretária Dulce é ter a família dentro da escola e que seja parte fundamental nesse processo educacional. Hoje, eles participaram de várias ações sociais e educacionais, isso tudo em busca do nosso objetivo de desenvolver nossas crianças e adolescentes de forma integral”, disse Luiz.
Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a preocupação da gestão do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida, é que a família esteja sempre presente na vida escolar do filho.
“Para que essa ação ocorresse, nós organizamos tudo desde o transporte para trazer os alunos e as famílias e também um café da manhã para acolher a todos. Esse é um grande movimento da Semed para preparar os nossos alunos para o Saeb”, informou a chefe da DDZ Oeste, Edilene Pinheiro.
Participaram da ação alunos das escolas municipais Eliana Lúcia Monteiro, São Pedro, Lírio do Vale e Guilherme Barbosa Baker, coordenadas pela da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste.
As famílias também tiveram à disposição os espaços Kids e Beleza e Bem-Estar, uma parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com corte de cabelo, esmaltação, designer de sobrancelhas e massoterapia. Além disso, foram oferecidos os serviços de atendimento ao CadÚnico e agendamento para retirar segunda via da Certidão de Nascimento.
O evento foi dividido por vários espaços, como de Aprendizagem e Movimento, para os alunos. Alex Nogueira Benfica, de 10 anos, aluno do 5º ano, da escola Eliana Lúcia, participou primeiro da aula de Matemática. O aluno disse que achou muito legal a atividade e que esse reforço vai ajudar ainda mais a tirar notas boas. “Está muito legal essa aula, eu posso aprender muito mais e tirar notas ainda melhores”.
“Eu me identifiquei em várias situações durante a apresentação. Eu assumo a família sozinha e muitas vezes o trabalho consome muito o nosso tempo e deixamos de acompanhar nossos filhos, mas hoje decidi participar desse evento com o meu filho e está sendo muito bom”, falou Elizângela.
Muitos pais ou responsáveis tiraram a manhã de sábado para acompanhar as atividades, como é o caso da esteticista, Elizângela da Costa.
Texto – Érica Marinho / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAGq1n
Fotos – Matheus Perdiz / Semed