A capacitação e a aplicação dos exames são coordenadas pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM). O encontro teve a didática de orientar sobre o processo de acolhidas dos estudantes, organização da sala, além da própria aplicação, que ocorre por meio de blocos, semelhante à avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).Com o intuito de capacitar e orientar os profissionais da educação, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 24/4, um treinamento sobre a aplicação da 1° Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e dos próximos simulados do Programa Educa+Manaus. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZ) da rede municipal de ensino.
“A ADE, que vamos realizar nesta semana, e os simulados do Educa Mais Manaus são momentos de reflexão e aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido em nossa rede. Então, realizamos essa formação para que possamos buscar as melhores informações e o diagnóstico claro do avanço dos nossos estudantes. A educação é prioridade da atual gestão, porque é, por meio desse campo, que podemos melhorar a sociedade”, explicou a secretária.
Conforme a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, a gestão David Almeida prioriza a evolução da educação municipal, por isso a necessidade de orientar os assessores pedagógicos a fim de ter profissionais capacitados para realizar a aplicação de modo eficaz.
A ADE é uma avaliação interna da Semed, nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o chefe da DAM, Leandro Anjos, os aplicadores das avaliações são profissionais que não atuam na respectiva escola, onde ocorre o exame.
Avaliação
Experiências
“Para ter um resultado fiel à realidade. É importante ter a figura do aplicador externo. E é isso que a nossa secretaria está proporcionando para o processo de avaliação externa, que se volta aos nossos simulados e as nossas ADEs. Então, com isso nós temos um resultado fiel. Orientamos o aplicador externo para chegar na escola, realizar a prova e não ter influência nenhuma nos resultados”, relatou Leandro.
“Achei uma iniciativa importante, até para que acabassem as dúvidas relacionadas à aplicação das provas, realização do simulado e a da Ade. Sendo fundamentais para um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos, se a didática está sendo suficiente e para que se tomem medidas para melhorar o ensino”, aprovou a participante.
Entre os participantes, estava a assessora pedagógica Fernanda Passos, lotada na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II, que afirmou ser muito positivo o encontro para esclarecer as dúvidas sobre esses exames pedagógicos.
Texto – Andrew Ericles / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAB4TB
Fotos – Eliton Santos / Semed