A rede de drenagem é muito antiga e teve um trecho danificado pelo grande fluxo de águas oriundas das fortes chuvas. A galeria subterrânea não comportou o volume d’água que passou pelo local, provocando a abertura de uma cratera, que causou o afundamento parcial da via. Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Prefeitura de Manaus realiza, nesta quinta-feira, 27/4, a recuperação da rede de drenagem da alameda Santos, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, José Rebouças, a cratera abriu no meio da rua por conta do rompimento da tubulação.
Uma equipe com 12 servidores da Seminf atua na área, com o auxílio de uma retroescavadeira, na substituição dos tubos danificados por manilhas em concreto. Esses serviços fazem parte das ações preventivas realizadas pela Seminf, continuamente em toda a capital.
Além dos serviços de desobstrução, limpeza, e recuperação de trechos da rede de drenagem, as equipes trabalham na construção de uma nova caixa coletora, que receberá as águas das chuvas até as galerias subterrâneas.
“Estamos atentos e atuando de maneira emergencial ao primeiro sinal de rompimento de uma rede de drenagem, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. Só neste mês de abril, é o sexto rompimento de drenagem no conjunto Santos Dumont. As intervenções são imediatas, para minimizar os transtornos à população e aos motoristas que transitam pela região”, explica o engenheiro.
Os 17 distritos de obras executam a manutenção, recuperação e desobstrução de drenagens o ano inteiro e intensificam as ações neste período chuvoso.
Essas ações programadas de manutenção em redes de drenagem profunda têm por finalidade evitar que a obstrução de rede provoque alagamentos na área.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Fotos – Divulgação / Seminf