O conjunto Boas Novas, no bairro da Cidade Nova, zona Norte; o conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul; o conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, na zona Sul; o bairro Coroado, zona Leste; e o bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, são as áreas que recebem as ações de drenagem da Prefeitura de Manaus.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, simultaneamente, serviços de drenagem em diversos bairros da cidade evitando novos problemas de alagamentos neste período chuvoso.
Conforme o engenheiro e responsável pela obra, Ladislon Dirane, o trecho necessitava de uma intervenção imediata. “São anos de abandono e sofrimento desses moradores que tinham suas casas invadidas pelas águas. Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Júnior, realizamos um estudo minucioso da área e identificamos a necessidade da implantação de uma rede de drenagem profunda”.
No conjunto Boas Novas, a Seminf iniciou a implantação de 60 metros em extensão de nova rede de drenagem. Os trabalhos se concentram na rua 7, onde as equipes constroem três caixas coletoras de águas pluviais, para sanar os alagamentos na área.
Vieiralves
Além da implantação da galeria subterrânea com manilhas em concreto, ao final da obra, o distrito de obras atuará na recuperação asfáltica do conjunto.
Seis novas tubulações são colocadas na rua Rio Madeira para que as águas pluviais possam fluir de forma correta, evitando alagamentos e erosões.
Na rua Rio Madeira, conjunto Vieiralves, os servidores da Seminf trabalham na recuperação de uma rede de drenagem profunda. Parte das tubulações da rede rompeu, causando erosões na via. “Assim que a tubulação rompeu, as equipes da Seminf entraram na rua Rio Madeira para fazer a substituição das tubulações da rede de drenagem. Ainda hoje iremos entregar a via totalmente trafegável para os moradores”, afirmou o chefe de drenagem e dragagem da Seminf, Norman Mendonça, fiscal da obra.
Já na rua Solimões, no conjunto Atílio Andreazza, a Seminf recuperou, durante o fim de semana, 60 metros de extensão de uma rede de drenagem. O local recebe, ainda, 50 metros de drenagem superficial, com meio-fio e sarjeta, para sanar os alagamentos na área.
Atílio Andreazza
“Aqui, a situação exigiu a implantação de uma nova rede de drenagem para dar vazão à grande quantidade de água que vinha se acumulando na via e desgastando o pavimento, provocando crateras na rua”, explicou Edinaldo.
Conforme o chefe do Distrito de Obras da área, Edinaldo Ramos, a drenagem instalada sob a via era antiga. Desgastada, ela rompeu completamente, o que impossibilitou a recuperação, ainda que parcial, do material.
Coroado
Uma equipe com 12 servidores da Seminf implantou as novas manilhas em concreto, por onde as águas terão o destino correto. Na sequência, a via receberá recuperação asfáltica no trecho atingido, além de meio-fio e sarjeta.
As equipes de obras iniciaram os trabalhos de limpeza, com a retirada de todo o entulho e a remoção dos tubos danificados. Com a utilização de uma retroescavadeira, uma escavadeira e duas caçambas, os servidores da Seminf realizam os serviços de substituição das antigas manilhas por novas, bem mais amplas e em concreto armado, para garantir a durabilidade e a passagem correta das águas.
Na rua Ouro Preto, bairro Coroado, a Seminf iniciou a obra de recuperação de uma rede de drenagem profunda. No local, a tubulação desanelou por falta de manutenção há mais de 30 anos e pela grande quantidade de lixo acumulado, que impediu a passagem das águas pluviais, provocando o rompimento dos tubos.
“O engenheiro conversou com a gente e disse que vão trocar toda essa tubulação antiga por uma nova. Ele explicou que o lixo jogado na rua é um dos fatores que contribui para o entupimento da tubulação e nós estamos repassando para os vizinhos, para que todos façam a sua parte”, afirmou Soares.
O autônomo José Augusto Soares, 54 anos, morador do bairro do Coroado há 27 anos, lembra as dificuldades de acesso, causadas pelo buraco que se formou na via.
Alvorada
Os serviços serão finalizados esta semana com o aterro e a implantação da massa asfáltica. No local também serão realizados serviços de drenagem superficial, com a recuperação de calçada e meio-fio em 30 metros de extensão.
Na rua Projetada, as equipes trabalham na implantação de uma drenagem superficial, com a implantação de canaleta, meio-fio e sarjeta. Na rua Rio Orange, no conjunto Jardim do Éden, as equipes da Seminf trabalham na desobstrução e limpeza das caixas coletoras, para coibir alagamentos na área.
No bairro Alvorada, as equipes da Seminf começaram os trabalhos de recuperação de drenagem profunda na rua 03, onde cerca de 10 metros de tubulação subterrânea estão sendo substituídas por conta de danos na antiga rede, o que ocasiona o retorno do fluxo de água para a casa dos moradores da área.
As equipes do distrito, além de trabalhar nas drenagens profundas e superficiais, realizam a instalação de meio-fio e sarjeta, mais as de obras de recuperação de vias e pavimentação asfáltica.
De acordo com o engenheiro José Rebouças, responsável pelo Distrito de Obras da área, os trabalhos são preventivos e devem minimizar os impactos das chuvas na cidade. “São tubulações antigas, que, diante das obstruções e rompimentos, precisam de intervenção imediata, com a substituição de tubos para evitar acidentes”.
Texto– Valesca Martins / Seminf e Mariana Rocha / Seminf
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjACTYn , https://flic.kr/s/aHBqjACSAb
Fotos – Márcio Melo / Seminf