A ação foi coordenada pela Divisão de Captação de Recursos, integrada ao Departamento de Planejamento (Deplan), da Semed. O setor é responsável por angariar fundos nas esferas públicas e privadas para a manutenção de programas e projetos.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta terça-feira, 9/5, o workshop de “Captação de Recursos”, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. O evento apresentou conceitos e ações voltados à temática, além de esclarecer as dúvidas em relação à execução do Plano de Ações Articuladas (PAR), convênios e emendas parlamentares.
Esse workshop é o momento de apresentação de conjunto de estratégias e processos para subsidiar os servidores envolvidos, bem como propagar os conhecimentos necessários para a implementação das demandas, que melhorem a qualidade de ensino, conforme explicou a palestrante Luana Monteiro.
“Esse momento é importante para a gente esclarecer sobre a captação de recursos de uma forma mais dinâmica. O objetivo é buscar recursos nas esferas particulares, nas empresas, onde tiver recursos para educação. Hoje, queríamos treinar a nossa equipe, dar expertise para as pessoas que trabalham com emenda e o PAR. Então, hoje, esse público veio aqui receber essas informações e ficar mais treinado para esse tipo de formação e captação de recursos”, esclareceu Antônio Menezes, chefe da divisão.
Participaram da ação, assessores pedagógicos da sede da Semed e das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e servidores do Deplan. No encontro, entre os conceitos debatidos, a assessora técnica do Deplan, Miqueline Pereira, explicou sobre o PAR e as funcionalidades desse plano.
“No evento, nós detalhamos a ideia de captação de recurso, por meio de projetos. Porém, também nós mostramos as atividades que já são realizadas dentro do departamento de planejamento (Deplan), que são o PAR, os convênios e a destinação das emendas parlamentares”, declarou.
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“O PAR é uma ferramenta de planejamento estratégico, que possibilita o município fazer uma leitura da situação educacional. Ajuda a entender toda a necessidade e pensar em iniciativas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da educação básica pública”, detalhou a palestrante.
Fotos – Mário Oliveira/ Semed
Texto – Andrew Ericles/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAD2Q8