Ao longo da visita, os representantes conheceram as instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte, localizado no bairro Cidade Nova, e do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), no bairro Flores, zona Centro-Sul.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), recebeu a visita de representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), nos equipamentos socioassistenciais da capital, na manhã desta segunda-feira, 8/5. O objetivo foi apresentar os trabalhos realizados pela gestão municipal no combate à violência contra a mulher e a execução de outras políticas de proteção social.
Tal apoio, por sua vez, é realizado por meio do projeto “Fortalecimento dos Serviços de Atenção à Violência Baseada no Gênero que Salvam Vidas”, desenvolvido pela Usaid e pelo UNFPA, em parceria com o poder público dos estados do Amazonas e Roraima, cujo objetivo consiste em fortalecer as capacidades da rede de proteção local.
“A Usaid vem nos apoiando imensamente com o fornecimento de técnicos qualificados e a doação de materiais informativos, então eles, enquanto órgão financiador, vêm ao Brasil para supervisionar e avaliar os trabalhos realizados com o seu apoio. Para nós, isso é de suma importância, à medida que podemos mostrar os resultados de tudo aquilo que desenvolvemos e garantir a elaboração de novas parcerias para a rede de proteção do município”, explicou a Subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
“É muito importante para Usaid que estejamos aqui, em campo, vendo todo o impacto dos programas e políticas que estamos apoiando junto à prefeitura, o UNFPA e outros parceiros. Você ler sobre algo é uma coisa, mas estar aqui, falar com as técnicas de atendimento, ouvir sobre como vão as coisas dentro da comunidade e poder oferecer ainda mais orientações é algo realmente muito diferente e importante para que nós enxerguemos com os nossos próprios olhos a realidade daqui e entendamos melhor toda a situação”, afirmou.
De acordo com Erin Magee, consultora regional da Usaid, uma das principais prioridades da organização é o desenvolvimento de políticas de proteção social ao redor de todo o mundo, logo, a realização da visita à cidade e seus equipamentos é de extrema importância para uma manutenção ainda mais qualificada e adequada às especificidades locais dessa parceria.
“Nós entendemos que fortalecer as capacidades do Estado, dos serviços que prestam atendimento, melhorar suas estratégias, pensar soluções em conjunto e sistematizá-las para que se tornem uma resposta com efeitos de longo prazo é fundamental, assim como, também, é garantir que os parceiros responsáveis pela elaboração e implementação dessas estratégias, nesse caso a Usaid, tenham conhecimento dos resultados alcançados através dessas parcerias”, concluiu.
Já o coordenador de Respostas Humanitárias do UNFPA no Brasil, Caio Oliveira, destacou a gravidade dos desafios apresentados pelo município de Manaus dentro do contexto da violência contra a mulher, e também enfatizou a necessidade da promoção e do firmamento de parcerias com o poder público e outros parceiros, como a própria Usaid, para a garantia de direitos e o acesso da população a políticas públicas eficazes, bem como a transparência durante todo esse processo.
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
— — —
Disponíveis em – https://we.tl/t-KkZBsG4Pgf
Fotos – Marcely Gomes / Semasc
SEMASC – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania
— — —
E-mail: [email protected]
Assessor Responsável: Leonardo Fierro (92) 99446-4599