O chefe do Executivo Municipal explicou que os investimentos realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para a revitalização e construção de novas unidades na zona Oeste vão elevar os índices de cobertura, atingindo assim uma marca histórica, uma vez que a marca sai de 52% para mais de 80% na sua gestão.O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou, nesta sexta-feira, 28/4, durante vistoria das obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família (UBF) Lindalva Damasceno, localizada no bairro do Tarumã, zona Oeste da capital amazonense, que a atual gestão municipal está próxima de alcançar a cobertura plena na atenção básica de saúde.
A UBF Lindalva Damasceno possui 890 metros quadrados e está classificada como porte 3, assim, ela terá a capacidade para atender os moradores dos bairros Parque Riachuelo, Parque São Pedro e Campos Sales, e do conjunto Cidadão 10.
“Estamos fazendo uma grande obra na UBF Lindalva Damasceno, uma verdadeira transformação nesta unidade porte 3. Assim, nós encerramos o vazio assistencial da zona Oeste e ainda no segundo semestre deste ano estaremos entregando, tanto essa unidade, quanto a UBS do Parque das Tribos. Assim, nós teremos a atenção plena na cidade de Manaus, na cobertura da saúde básica. Quando assumimos, tínhamos 52% de cobertura. Hoje, nós já estamos com 73%. Com a entrega destas UBSs que estamos finalizando, nós teremos a cobertura e atenção na saúde básica na cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.
— — —
Só neste ano, o cronograma inclui a construção de 13 unidades de porte 4, de dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma base de apoio às unidades de saúde fluviais e as novas centrais do Programa Leite do Meu Filho e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Texto – Thiago Fernando / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjABAGR