“Nós estamos trabalhando na reforma dessas duas unidades e colocamos as duas UBS Móveis fixadas no entorno dessas obras para garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde e possa dar continuidade aos seus tratamentos, sem nenhum prejuízo, mas é preciso enfatizar que nessas duas unidades todos os atendimentos precisam ser previamente agendados”, explica a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.A Prefeitura de Manaus informa que houve um ajuste na forma de acesso aos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde Móvel 2 e 4. As duas unidades estão dando suporte às reformas das Unidades de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, no bairro Manoa, e Geraldo Magela, no bairro Armando Mendes, e estão realizando os atendimentos agendados na rotina dessas unidades.
A secretária lembra que, na UBS Móvel, a população tem acesso aos serviços básicos de saúde da mesma forma que teria em uma unidade tradicional. “Nas unidades móveis, são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo, dispensação de medicamentos, ou seja, é um serviço de saúde básica completo”, mencionou.
A UBS Móvel 03 também está nesse sistema, dando suporte à reforma da USF Lindalva Damasceno, no bairro Tarumã.
Serviço
A UBS Móvel 1, que nesta semana está na rua das Colhereiras, s/nº, bairro Cidade Nova, nas dependências da escola estadual Leticio de Campos Dantas, continua ofertando o atendimento por livre demanda, de acordo com o número de vagas ofertadas para cada serviço.
UBS Móvel 1
Localização das Unidades Básicas de Saúde Móvel
UBS Móvel 2
Rua das Colhereiras, s/nº – Cidade Nova – Escola estadual Letício de Campos Dantas
UBS Móvel 3
Rua Professor Manoel Belém, s/nº – Cidade Nova – suporte à reforma da USF Armando Mendes
UBS Móvel 4
Rua Sete, s/nº – Tarumã-Açu – suporte à reforma da USF Lindalva Damasceno
— — —
Rua Rio Envira, 442 – Armando Mendes – suporte à reforma da USF Geraldo Magela
Fotos – Divulgação/Semsa
Texto – Francismar Lopes/ Semsa