Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Presidente do STF e Wilson Lima em Tabatinga
Amazonas

Presidente do STF e Wilson Lima em Tabatinga

21 de março de 2023
Compartilhar
7 Min Lidos
bancoImagemSco AP 504342
Compartilhar

Durante missão em Tabatinga, ministra e comitiva também visitaram unidade prisional, se reuniram com lideranças locais e lançaram Escritório Social para egressos do sistema penitenciário.

bancoImagemSco AP 504342

A presidente do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, lançou nesta segunda-feira (20), em Tabatinga (AM), cartazes que explicam o funcionamento das audiências de custódia e os direitos dos presos em quatro línguas indígenas – Tikuna, Marubo, Kanamari e Matis.

Entre os assuntos abordados nos cartazes, estão os direitos das pessoas presas e informações sobre trabalho, renda, educação, saúde, moradia e benefícios socioassistenciais, além de prevenção à violência. Em 2022, cartazes já haviam sido lançados nas línguas Baniwa, Nheengatu e Tukano.

bancoImagemSco IA 504331

Durante o evento em Tabatinga, a ministra afirmou que o lançamento dos cartazes reflete a caminhada e a vocação do Poder Judiciário para garantia dos direitos constitucionais dos indígenas, como garantia da informação e da preservação da cultura. “Não abriremos mão do respeito aos povos e nações indígenas, que são a história viva do nascimento do Brasil. Imensurável o nosso orgulho de sermos uma das nações de maior diversidade étnica do planeta”, disse Rosa Weber.

A cerimônia foi aberta na Câmara Municipal da cidade com a execução do hino nacional na língua Tikuna. Lideranças indígenas, entre elas tradutores dos cartazes, falaram sobre o reconhecimento pela justiça dos direitos dos povos originários. “A criação dos cartazes é o início do respeito à diversidade cultural e linguística”, destacou Inori Kanamari, primeira advogada Kanamari do Amazonas e presidente da Comissão de Defesa e Amparo dos Povos Indígenas da OAB do Amazonas. A ministra também assistiu a uma canção entoada pelos indígenas.

A tradução dos cartazes faz parte do programa Fazendo justiça, coordenado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e apoio do Ministério da justiça e Segurança Pública.

O lançamento ocorreu com a presença de lideranças indígenas e autoridades locais, entre elas a presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o governador do estado, Wilson Miranda Lima; e o prefeito em exercício de Tabatinga, Plínio Cruz.

bancoImagemSco IA 504334

Integraram a comitiva do CNJ o conselheiro Luiz Philippe Vieira, ministro do Tribunal Superior do trabalho; juízes auxiliares, entre eles Jônatas Andrade, de origem indígena; e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. A missão do conselho no Amazonas tem o objetivo de aproximar a justiça brasileira das populações originárias e reforçar a presença do Estado em região estratégica com elevada importância ambiental.

Presidente do TJ, a desembargadora Nélia Caminha Jorge mencionou o compromisso da justiça local para ter qualidade, celeridade e inclusão. “Continuará sendo um compromisso inabalável do TJ construir, buscar parcerias, para unir nosso povo no círculo virtuoso dos direitos e garantias fundamentais.”

Presente à cerimônia, o governador Wilson Lima mencionou as dificuldades de comunicação no interior do Amazonas e ressaltou que o estado está à disposição do Judiciário e do CNJ para a melhoria da vida das populações. Ele entregou à ministra um brasão da República talhado em madeira por um artista local.

Agenda em Tabatinga

Ao chegar à cidade, a ministra Rosa Weber foi recebida pelo General Achilles Furlan Neto, Comandante Militar da Amazônia; pelo Vice-Almirante da Marinha Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; e pelo Brigadeiro Reginaldo Pontirolli, da Aeronáutica. O general Furlan explicou os desafios de combate à criminalidade na região da tríplice fronteira – a cidade de Tabatinga se encontra com o Peru e a Colômbia. O militar relatou que 20,5 mil homens fazem a defesa da Amazônia.

Depois, a presidente do TJ presenteou a ministra com um quadro, que passará a integrar o acervo cultural do STF. A desembargadora acompanhou a comitiva do CNJ em visita à unidade prisional de Tabatinga. Ao todo, 92 pessoas estão detidas no local, entre elas, 12 indígenas.

A ministra Rosa Weber conversou com detentos, que apresentaram pleitos para melhoria das condições de vida. Ela informou que o CNJ analisaria a situação junto às autoridades locais.

Em seguida, a ministra se reuniu com o prefeito em exercício da cidade, recebeu a chave do município e acompanhou uma apresentação cultural de dança.

Escritório Social

Depois do lançamento dos cartazes traduzidos, o CNJ também fez na Câmara Municipal o lançamento do Escritório Social de Tabatinga, espaço multisserviços para atendimento a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. “Ao promover a inclusão, buscamos vencer vulnerabilidades e estamos contribuindo para quebra do ciclo de violência e, quiçá, de reincidência”, destacou a ministra Rosa Weber.

Na Câmara, a ministra recebeu ainda o título de cidadã de Tabatinga.

 direitos humanos e caso Dom e Bruno

bancoImagemSco IA 504333No Fórum da Comarca de Tabatinga, a presidente do CNJ e do STF participou da cerimônia de Adesão do TJ do Amazonas ao Pacto Nacional do Judiciário pelos direitos humanos. Na sequência, recebeu a medalha Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas e da medalha do Mérito Acadêmico da escola Superior da Magistratura do Amazonas. Em sua fala, a ministra defendeu a necessidade de se buscar igualdade para as mulheres com a finalidade de fortalecer a democracia.

Rosa Weber também dialogou com Juízes Estaduais da região do Alto Solimões e do Vale do Javari, que apontaram dificuldades de acesso à internet e de mobilidade no interior do Amazonas, além das preocupações com a segurança dos magistrados que atuam em casos envolvendo tráfico de drogas e crime organizado.

A ministra ouviu dos Juízes Federais um relato sobre o andamento do processo pelos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Integrantes da justiça Federal, do Federal e da polícia Federal informaram que o processo segue o curso normal, apesar da complexidade do caso e das dificuldades de infraestrutura, como internet, recursos humanos e logística.

Tags:capaCriminalidadeEstado do AmazonasGoverno do Amazonasmancheteparintinspoliciapolicia federalSegurança PúblicaTabatingaviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Cultura espetaculo TA Sobre Ser Grande foto Divulgacao Pati Guimaraes 1 300x200 1
Amazonas

Corpo de Dança do Amazonas leva a cultura Tikuna ao palco do Teatro Amazonas com espetáculo ‘TA – Sobre ser grande’

Por administrador
Seas padaria divulgacao 1 300x200 1
Amazonas

Padaria Artesanal completa um ano de funcionamento e mais de mil alunos certificados

Por administrador
WhatsApp Image 2025 08 05 at 113450 300x200 1
Amazonas

Polícia Científica do Amazonas adere à campanha nacional de coleta de DNA para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas

Por administrador
Cultura lancamento do livro Big Band foto Divulgacao2 1 300x225 1
Amazonas

Livro que retrata história da Amazonas Band, uma das principais big bands brasileiras, é lançado nesta terça-feira

Por administrador
ADS Subvencao da Juta e Malva Foto Jhonny Marques 300x225 1
Amazonas

Credenciamento na Subvenção Econômica da Juta e Malva encerra nesta quarta-feira

Por administrador
Idam Palestras da Feira Nilton Lins Divulgacao Idam 300x178 1
Amazonas

Idam participa da 9ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins com palestras e oficina

Por administrador
ADS Feira de Produtos Regionais Foto Jorge Brandao02 300x200 1
Amazonas

Feira de Produtos Regionais: ADS divulga programação da semana com quatro edições especiais

Por administrador
foto cdc 001 1 300x200 1
Amazonas

Procon-AM lança versão acessível do Código de Defesa do Consumidor em Libras e áudio

Por administrador
FLORESTA ACERVO SECOM1 241x300 1
Amazonas

Amazonas tem queda de 93,4% nos registros de focos de calor em julho de 2025

Por administrador
seas creditorosa divulgacao 1 1 300x225 1
Amazonas

Seas leva Crédito Rosa e Padaria Artesanal ao Fórum Amazonas + Municípios

Por administrador
Regulariza Amazonas Foto Arthur Castro Secom 3 300x200 1
Amazonas

Governador Wilson Lima lança programa ‘Regulariza Amazonas’ para facilitar quitação de dívidas com o Estado

Por administrador
Cultura AGJF terceira noite foto Aguilar Abecassis3 300x200 1
Amazonas

Piano solo, acompanhado por Orquestra de Câmara, emociona na terceira noite do Amazonas Green Jazz Festival

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?