O Previne foi criado para capacitar, atualizar e certificar profissionais como professores, psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares para trabalhar no combate às drogas e, assim, reduzir os riscos sociais de jovens e adultos. Os assuntos abordados nos cursos envolvem alcoolismo, tabagismo, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, principalmente, a importância da família contra as drogas.
Durante o período, mais de 40 mil pessoas foram preparadas para disseminar a mensagem contra o uso de drogas em Manaus e no interior do Amazonas. (Foto: Divulgação/SSP-AM)Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Programa de Prevenção a Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) já passou pelos 62 municípios do Amazonas. Em 20 anos, mais de 40 mil pessoas foram preparadas para disseminar a mensagem contra o uso de drogas em Manaus e no interior do Estado.
Em 2023, o programa já passou por Maués, São Gabriel da Cachoeira e Rio Preto da Eva. Outros municípios estão na programação do Previne e de outras ações que serão realizadas nos próximos meses, tanto no interior quanto na capital.
De acordo com a coordenadora do Previne, Emilly Brelaz, o programa foi pensado principalmente para o interior, onde são formados colegiados no município da formação para falar sobre lei de entorpecentes, técnicas de palestra e outros temas. “Os multiplicadores são uma forma de o município ter um mecanismo de prevenção e multiplicação”, afirmou.