Na tarde de terça-feira, a equipe do Pró-Vida esteve na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Garcitylzo do Lago e Silva, bairro Tarumã, zona oeste; já na manhã de hoje, na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Japonês Professor Djalma da Cunha Batista, bairro Japiim, zona sul.
Em 2023, as palestras já alcançaram mais de 24 mil alunos no Amazonas (FOTOS: DIVULGAÇÃO/PC-AM)
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), realizou, na terça-feira (22/08), e nesta quarta-feira (23/08), palestras para alunos de duas escolas da capital sobre prevenção e combate às drogas.
“A iniciativa é pioneira nas polícias e trabalha a prevenção por meio da informação para que o jovem possa criar o mecanismo de defesa contra o uso de drogas. A Polícia Civil trabalha em conjunto com o corpo pedagógico da escola, como forma de educação continuada, e as palestras são realizadas de acordo com a faixa etária dos estudantes”, relata o coordenador do programa.
Segundo Junior Estivalet, coordenador do Pró-Vida, o projeto trabalha com os seguintes eixos temáticos: prevenção as drogas, atividades ligadas ao abuso e exploração sexual, além da questão do etiquetamento social e orientação sobre crimes virtuais.
Na última sexta-feira (18/08), a palestra ocorreu no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, bairro Centro, zona sul, e amanhã (24/08), será na Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, no Japiim, naquela mesma zona da cidade.
Conforme Estivalet, nas palestras, também é mostrado o dia a dia do trabalho policial às crianças e adolescentes que possuem curiosidades sobre a profissão, e que porventura, venham a seguir a carreira policial no futuro.
Já está no cronograma do projeto, para os próximos meses, visitas aos municípios de Apuí, Barcelos, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
De janeiro até agosto de 2023, o Pró-Vida realizou palestra em escolas de Manaus e dos municípios de Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, totalizando mais de 24 mil alunos alcançados.
O programa tem 25 anos de atuação, e foi criado com a finalidade realizar palestras à comunidade estudantil de associações de bairros, empresas e famílias interessadas na prevenção ao uso de drogas e substâncias afins, por meio da orientação e revisão dos valores sociais, restabelecendo a dignidade e proporcionando a independência em relação aos vícios desagradáveis da existência humana.
Pró-Vida
FOTOS: Divulgação/PC-AM.