Acesse a publicação completa AQUI
Educação indígena, educação e racismo, infraestrutura para o ensino e estudo no cenário amazônico brasileiro e formação do educador no contexto amazônico são alguns dos temas abordados na publicação “Saberes docentes: Tendências, perspectivas e novas abordagens metodológicas”, organizada pelos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professores Suely Aparecida do N. Mascarenhas e Victor José Machado de Oliveira.
De acordo com um dos organizadores, o docente Victor José Machado de Oliveira, a obra traz um rol de colaborações de investigações realizadas na Amazônia, assim como em outras partes do Brasil. “A relevância desta obra está na rede em que articula pesquisadores e pesquisadoras interessadas nos saberes docentes nos seus mais variados objetos de estudo (educação matemática, educação do campo, direitos humanos, formação docente, educação contra o racismo, educação para a saúde, relações de gênero, entre outros)”, destacou o docente.
O livro é fruto de atividades de ensino e pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam (PPGE/Ufam), traz o selo da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, são 19 artigos divididos em duas seções: 1) Pesquisas Nacionais – colaboradores internos PPGE; 2) Pesquisas Nacionais – Colaboradores Externos à Ufam.
A professora Suely Aparecida do N. Mascarenhas, outra organizadora do livro, agradeceu ao PPGE, Edua, estudantes, pesquisadores convidados pela colaboração e entusiasmo na parceria editorial. “Esperamos que a leitura possa ser útil aos futuros estudantes da disciplina, profissionais e pesquisadores nas temáticas que aborda”, finalizou.
O professor explicou ainda que a publicação é resultado da disciplina “Formação do Educador: Tendências, Perspectivas e Novas Abordagens Teórico-Metodológicas”, desenvolvida no PPGE/Ufam no ano de 2021. “Ela conta com a colaboração de mestrandos/as desta turma e seus orientadores/as. Mas, também temos a colaboração de outros pesquisadores da Região Norte e das demais regiões do Brasil”, disse.
O lançamento do livro está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2023.