Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Professor Robson Amorim, da Faculdade de Medicina, profere palestra sobre a utilização da Inteligência artificial na escrita científica
AmazonasEducação

Professor Robson Amorim, da Faculdade de Medicina, profere palestra sobre a utilização da Inteligência artificial na escrita científica

27 de setembro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Márcia Grana
Equipe Ascom UFAM

“As ferramentas de Inteligência Artificial nunca assumirão a sua originalidade, a sua autenticidade, mas funcionam como assistentes e vocês podem ter bons assistentes ou péssimos assistentes. Isso vai depender muito do quanto vocês entendem dessa nova metodologia. O mais importante é aprender a conversar com a Inteligência Artificial”, destacou o palestrante, na manhã desta quarta-feira, 27, durante a formação pré-jornada em saúde na Amazônia Ocidental, evento que acontece até o próximo dia 29 de setembro, no Hospital Universitário Getúlio Vargas

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/UFAM), médico Robson Luís Oliveira de Amorim, ministrou, na manhã desta quarta-feira, 27, o curso “Inteligência artificial na escrita científica”.
Durante a apresentação, o palestrante destacou a evolução das ferramentas de inteligência artificial, os aspectos éticos e seu potencial uso para auxiliar na escrita científica, principalmente para ajudar na melhoria da escrita em inglês e a identificar os pontos fracos do artigo científico, fundamental para disseminação das informações. “A questão da Inteligência Artificial está sendo bastante utilizada na nossa vida cotidiana e não seria diferente a utilização dela na vida acadêmica. É bom destacar que as ferramentas de Inteligência Artificial nunca assumirão a sua originalidade, a sua autenticidade, a sua genialidade enquanto cientista, mas funcionam como assistentes e vocês podem ter bons assistentes ou péssimos assistentes. Isso vai depender muito do quanto vocês entendem dessa nova metodologia. O mais importante é saber conversar com a Inteligência Artificial. A Inteligência artificial PODE ser usada, por exemplo, para aperfeiçoar os textos científicos de vocês em inglês. Muitas vezes, vários artigos não vão longe porque o inglês é fraco e ferramentas como ChatGPT e Grammarlly podem ajudar em um trabalho que antes conseguíamos através de um pagamento extremamente caro”, orientou o instrutor.
Formação imprescindível
Participante do curso, a farmacêutica residente do Programa Atenção ao Paciente Adulto Neurocirúrgico em UTI, Roosalyn Santos da Silva, ressaltou o quanto a formação oferecida, diante das inovações tecnológicas é imprescindível. “As novas tecnologias são ferramentas extremamente importantes para todos que fazem pesquisa ou para os estudantes pois elas nos ajudam a organizar nossas ideias, buscar informações de forma mais efetiva e precisa, traduzir textos, escrever de forma mais fluente, organizar referências e muito mais, por isso é interessante nos apropriamos dessas novas tecnologias para facilitar nossa vida na hora de escrever artigos e trabalhos acadêmicos”, comentou a residente da área de Neurointensivismo.
Cursos pré-jornada
A formação ministrada pelo professor Robson Amorim integra, juntamente com “Escrita científica”, ministrado pela professora Aline Adrião, da Universidade do Estado do Amazonas; “Vias aéreas difíceis: abordagem teórico-prática”, ministrado pela médica Luciana Freire de Oliveira e “Práticas de enfermagem baseada em evidência”, ministrado pela professora Maria Alex Leocádio, da escola de Enfermagem de Manaus (EEM), os cursos ministrados, pela manhã, durante a pré-Jornada em saúde da Amazônia Ocidental, evento que acontece até o próximo dia 29 de setembro no Hospital Universitário Getúlio Vargas.
À tarde, a programação pré-jornada continua com os cursos “Simulação Realística e Entrustable Professional Ativities (EPA’s), ministrado pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, médico Hervaldo Sampaio Carvalho, “Uso seguro de medicamentos e a prescrição médica, ministrado pelos profissionais do HUGV Mírian Brasil Magalhães de Oliveira e Anfremon Monteiro Neto e “Mentoria de startups na área de saúde: como se tornar um empreendedor?”, ministrado pelo professor da Universidade de Fortaleza, médico João Araújo Monteiro Neto.
Confira a programação completa do evento.

Tags:Estado do Amazonasinteligência artificialManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM divulga imagens de duas pessoas desaparecidas na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Preme 2026: ADS encerra recebimento de amostras para análise de produtos que devem compor a merenda escolar

Por administrador
Amazonas

Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida

Por administrador
Amazonas

Campanha Nota Fiscal Amazonense amplia prêmios e realiza próximo sorteio dia 11

Por administrador
Amazonas

Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico

Por administrador
Amazonas

Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa

Por administrador
Amazonas

Amazonas Filarmônica realiza concerto sinfônico no Teatro ICBEU

Por administrador
Amazonas

Arena da Amazônia recebe final 1° Turno do Barezão e Vila Olímpica oferece 100 vagas de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas

Por administrador
Amazonas

Moradores de Santa Isabel do Rio Negro destacam benefícios garantidos com mais investimentos do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Programa Deep Tech: Fapeam recebe propostas dos interessados até 19 de março

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?