Marcando oficialmente o início das atividades educacionais a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) apresentou a sistematização do plano pedagógico para o fortalecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ano de 2023, onde também lançou o programa “Educa+Manaus”.O vereador Professor Samuel (PL) esteve na manhã desta quinta-feira (02/02), acompanhando a abertura do ano letivo 2023 da rede municipal de ensino com o lançamento do Programa ‘Educa+Manaus’, programa que será aplicado em mais de 300 escolas, alcançando mais de 40 mil estudantes.
O ‘Educa+Manaus’ começa no primeiro dia de aula, na segunda-feira (06/02), e será aplicado em 335 escolas da rede municipal. Todo esse planejamento da Semed vai preparar 40 mil estudantes das turmas de 5º e 9º ano, às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre 25/10 e 3/11 deste ano.
“Quero primeiramente desejar a todos os alunos da rede municipal um ano letivo repleto de novas descobertas! Destacar e parabenizar a prefeitura de Manaus por meio da Semed, que trazem neste novo ano o Programa ‘Educa+Manaus’, entendendo a importância da valorização a educação básica e acredito que vem para fortalecer o aprendizado se alinhando à meta estratégica 5 do Plano Nacional de Educação, o qual visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”, disse o parlamentar.
Para o ano letivo de 2023, a Semed conta com 10.368 educadores, sendo 9.874 professores e 494 pedagogos. Do total de professores, 438 foram nomeados no dia 11 de novembro do ano passado e tomaram posse para efetivo exercício em 1º de fevereiro.
Ano Letivo 2023
A Semed possui 501 unidades de ensino, deste total retornam 121 escolas da Educação Infantil, incluindo Creches e Centros Municipais de Educação Infantil e 459 escolas de Ensino
O ano letivo, até o momento, vai iniciar com 238.796 mil alunos matriculados, mas a Semed trabalha com a pretensão de atendimento de 252.418 alunos e tem a capacidade para atender até o fim do ano letivo 298.099 estudantes, considerando a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Ensino Fundamental, Educação Infantil, projetos multisseriado e itinerante.
Em 2022 a Prefeitura de Manaus entregou 241 unidades de ensino, que foram reformadas, ampliadas ou revitalizadas.
Fundamental, incluindo Centros Integrados Municipais de Educação (Cime) e o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja).
Foto: Assessoria de comunicação do vereador
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador