“Iniciamos esse mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, também trazendo a conhecimento a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, mais que uma série de eventos, o propósito desta semana é unir forças para enfrentar esse ciclo de violência, que causa tantas perdas e tantas dores”, destacou Professor Samuel, autor da Lei.
O vereador Professor Samuel (PL), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (01/03), para ressaltar a importância da Lei Municipal nº2577/2020, que incluiu no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, a ser realizada, anualmente, entre os dias 1.º e 8 do mês de março.
“Portanto, venho aqui fazer um alerta sobre a importância dessa semana, destacando que existem diferentes tipos de agressão contra mulheres e nosso papel aqui é propor medidas de prevenção e combate à violência, além de dar mais visibilidade ao problema e ampliar os espaços de debate com a sociedade”, finalizou.
O parlamentar apresentou dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apontando que a cidade de Manaus registrou 1.468 ocorrências de violência doméstica contra a mulher, entre os meses de janeiro a maio de 2022. O número é 36,8% a mais que o registrado no mesmo período no ano anterior, quando houveram 1.073 ocorrências. Mensalmente é registrada uma média de 200 a 300 ocorrências de violência doméstica na capital.
Foto: Assessoria de comunicação do vereador
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador