Foto: Chico Max/Confap
Por: Valdete Aráujo/Decon Fapeam
Além da pesquisadora que estuda a subjetividade dos povos indígenas, assim os processos educativos na formação subjetiva, o Amazonas conquistou o segundo lugar na premiação Luadir Gasparotto da Embrapa Amazônia Ocidental, na “Categoria Pesquisador Inovador- Inovação para o Setor Público”, e o jornalista Ibrahim Ossame Tavares, que concorreu na categoria “Profissional de Comunicação”.
Na sua segunda edição, o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), premia e dá destaque aos melhores pesquisadores do Brasil com o “Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação-Professora Odete Fátima Machado da Silveira”. Nesta edição, a professora Iolete Ribeiro do curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistou a terceira colocação na categoria “Pesquisadora Destaque- Ciências Humanas”. O Confap aconteceu na última quinta-feira, 23/3, em São Paulo
Etapa Estadual
Os representantes do Amazonas concorreram com 15 finalistas de oito estados. Este é o segundo ano consecutivo que o Amazonas tem representantes vencedores no Prêmio Confap de CT&I, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, comemorou as conquistas dos pesquisadores do estado, e destacou que os candidatos concorreram com profissionais de alto nível em âmbito nacional, e que as indicações foram trabalhadas e organizadas, por meio de um processo que envolveu análise e seleção pela equipe da Fapeam.
Os vencedores do Prêmio Fapeam de CT&I receberam troféus, certificados e três meses de bolsas que variam de R$2,9 mil a R$ 5,7 mil. A premiação foi financiada com recurso exclusivo do Governo do Estado que reconhece e valoriza os trabalhos de pesquisadores, além de profissionais de comunicação e pesquisadores da educação básica, que desenvolvem projetos científicos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).
No Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Fapeam, anunciou os vencedores da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022, no mês de dezembro.
Na etapa nacional, os agraciados recebem certificados de premiação, troféus e premiação financeira. Os classificados em cada categoria/subcategoria no primeiro lugar receberão R$ 10 mil, em segundo lugar R$ 6 mil e em terceiro lugar R$ 3mil. A premiação financeira total nesta segunda edição do Prêmio Confap de CT&I é de R$114 mil.
Os primeiros colocados em cada subcategoria das modalidades “Pesquisador Destaque”, “Pesquisador Inovador” e o 1º colocado na categoria “Profissional de Comunicação” foram indicados para a etapa nacional do Prêmio Confap de CT&I.
Luadir Gasparoto, segundo colocado na categoria Pesquisador Inovador-Inovação para o setor Público, é um pesquisador com larga experiência na área agropecuária. Desenvolveu patente com alto impacto para produção agrícola, como um desperfilhador por roto-compressão para produtores de banana, produto com alto potencial inovador para gerar benefícios para sociedade aumentado a produtividade e a qualidade dos frutos e a longevidade do bananal.
Agraciados
Ibrahim Ossame Tavares da TV Encontro das Águas, na categoria Profissional de Comunicação, foi destaque por seu esforço louvável diante das condições de produção, ressaltando a qualidade audiovisual, a diversidade temática e o diálogo nacional com veículos que disseminam conteúdos viabilizados. Suas reportagens abordam temas da maior relevância, ligados ao ambiente, saúde e entre outros temas pertinentes, com ampla divulgação nacional de impacto em diferentes plataformas.
“Sinto-me muito grata pelo reconhecimento e entendo que o triunfo se estende também a um grupo que atua junto comigo, além das pessoas que podemos beneficiar com o nosso trabalho, como a formação de outros profissionais. Me motiva mais ainda”, comemorou Iolete Ribeiro.
Em terceiro lugar, na categoria Pesquisadora Destaque – Subcategoria: Ciências Humanas, Iolete Ribeiro, da Ufam, também foi agraciada com troféu e certificado por seu destaque como pesquisadora na área de estudos da subjetividade dos povos indígenas, bem como dos processos educativos na formação subjetiva.