O momento formativo ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. No encontro, foi abordado sobre o Portage, que é um instrumento para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 6 anos de idade.Com o intuito de capacitar os profissionais da educação para proporcionar o ensino e aprendizagem de excelência aos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 13/3, o primeiro Módulo da formação sobre estratégias pedagógicas para “Educação Especial”, voltada para professores que atuam nas salas de recursos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste II, Norte e Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Estamos apresentando o Instrumento Operacionalizado Portage, que é sobre a avaliação de desenvolvimento. Então, isso é muito importante para que os professores saibam identificar qual nível se encontra o estudante, para daí fazer uma intervenção eficaz. O nosso público de educação especial tem déficits no desenvolvimento e precisamos descobrir onde está e qual o nível de déficit. Por meio desse instrumento de avaliação, conseguimos identificar o nível em socialização, linguagem, cognição, autocuidados e desenvolvimento motor”, explicou a formadora.
O respectivo instrumento pedagógico pode ser aplicado para constatação e acompanhamento de qualquer deficiência intelectual e não somente para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme explica a palestrante do encontro, professora Jânia Cátia, lotada na Gerência de Formação Continuada (GFC), da DDPM.
Para a professora Alcione Flores, lotada na Escola Municipal Professora Rita de Cássia, localizada no bairro Novo Israel, zona Norte, o encontro foi positivo, tendo em vista que atua com 28 estudantes com deficiência, diariamente.
Aprendizados
Outra envolvida na ação foi a professora Alicia Rocha, lotada na Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, situada no bairro Novo Reino, zona Leste. A participante afirmou que o aprendizado adquirido no encontro contribuirá para a aplicação das suas aulas.
“Todas as formações voltadas para alunos especiais são bem válidas, porque quando estamos nessa área, precisamos ter todo o conhecimento de como trabalhar com as crianças com deficiência. Então, a formação é maravilhosa e está sendo bem esclarecedora. Tenho certeza que vai agregar muito no nosso conhecimento”, relatou a educadora.
— — —
“O encontro é excelente, porque todo conhecimento é bem-vindo. Quando eu sei sobre o que estou trabalhando, tenho mais autonomia para fazer um trabalho melhor. Gostei de ter conhecido o instrumento Portage. Eu achei excelente, porque ele nos dá um norte de como trabalhar em sala de aula”, frisou a educadora.
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Texto – Andrew Ericles / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAvxTu