Cerca de 80 profissionais de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) participaram da atividade, coordenada pela Divisão de Educação Infantil (DEI), por meio da Caravana da Educação Infantil. A ação teve a finalidade de orientar os educadores, a fim de possibilitar ao público da educação infantil, crianças de 1 a 5 anos, qualidade no processo de aprendizagemA Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 16/3, um encontro de orientações pedagógicas aos professores de Educação Física, lotados no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da pasta, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
“Orientamos o desenvolvimento pedagógico do professor de Educação Física da rede municipal de ensino, porque as atividades que esse profissional realiza com esse público são diferentes das atividades feitas com os alunos do ensino fundamental. As vivências da educação infantil são pautadas nas diretrizes curriculares, além das interações e as brincadeiras”, explicou a professora.
Para a chefe da Educação Infantil, Cláudia Magalhães, o encontro é essencial para debater as especificidades desta modalidade de ensino, para possibilitar o melhor acolhimento e atendimento aos estudantes, conforme determinações da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.
“São orientações pedagógicas acerca dos documentos, dos procedimentos, dos instrumentos que eles devem usar com as crianças na pré-escola. Como o planejamento e o registro de atividade da criança, que devem ser feitos, para que a criança atinja desenvolvimento integral”, detalhou a coordenadora dessa iniciativa, Natalie Cancelli.
A Caravana da Educação Infantil é ação pedagógica com objetivo de desenvolver o trabalho psicomotor das crianças que estudam nos Cmeis, por meio de atividades lúdicas.
Participaram da formação, profissionais recém-empossados na rede de ensino. Lotada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cmei Romualdo Rubim, do bairro Redenção, zona Centro-Oeste, a professora Ediane Sousa achou o encontro positivo a fim de aprimorar as estratégias pedagógicas.
Experiências
— — —
“Foi um encontro bem instrutivo, que deu para a gente tirar bastante dúvida. Interessante para todos da área de Educação Física, para ficar mais integrado sobre documentos e planejamento. Então, é bem importante para a gente entrar agora na rede de ensino”, ressaltou.
Fotos – Eliton Santos/ Semed
Texto – Andrew Ericles/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAvWQYi