O modelo referencial é constituído por duas metodologias: a típica e a atípica. A metodologia típica é aplicada em mais de 99% dos casos e possibilita a mensuração da produtividade da unidade por meio das entregas resultantes dos processos de trabalho. Já a metodologia atípica é utilizada de maneira excepcional, em situações em que a produtividade não pode ser avaliada pelas entregas resultantes dos processos de trabalho, sendo baseada exclusivamente em parâmetros individuais de produtividade.
No dia 23 de junho de 2023, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho para Estudo do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante o encontro, foram apresentados pelo gerente do projeto, o servidor Gutemberg Sousa dos Santos, Administrador do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, os primeiros estudos sobre o modelo referencial de DFT desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que inclui o modelo referencial de DFT e o Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP).
O objetivo do Grupo de Trabalho é viabilizar a implementação da metodologia na Universidade Federal do Amazonas nos próximos anos, permitindo que as unidades utilizem o dimensionamento como prática contínua e base para suas decisões estratégicas de gestão de pessoas no âmbito institucional.
O grupo de trabalho que envolve servidores do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) e do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) foi instituído por meio da portaria GR nº 1175, publicada em 20 de junho de 2023. A implementação do Dimensionamento de Pessoal está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufam 2016-2025, especificamente no Vetor 6.