Por Cauê Pontes de Holanda/PETCom Edição: Juscelino Simões (Ascom/Ufam). Foto: Rafael Farias
O evento foi organizado pelos atuais integrantes do programa e pela atual tutora, a professora Célia Carvalho. O primeiro tutor do PET, professor emérito de Jornalismo e ex-reitor da Ufam, Walmir Albuquerque, falou sobre a importância do programa na formação dos alunos de Comunicação e na preparação para o mercado de trabalho. Ao fim de sua fala, recebeu uma placa para homenagear seus anos de dedicação ao programa.
O Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PETCom) promoveu evento para comemorar os 35 anos de existência. Para comemorar o aniversário do PET, o primeiro do país e o mais antigo da Ufam, foi realizada uma cerimônia de celebração no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), nesta terça-feira, 12. A cerimônia foi marcada por homenagens aos ex-tutores e aos ex-petianos do programa dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas.
Estiveram presentes na cerimônia o atual diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professor Allan Rodrigues; a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Grace Soares; o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Jonas Gomes e a diretora do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, Jane Castro, representando o pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes Neto. Em seus discursos, destacaram a importância do PETCom para a Universidade e para a formação dos discentes.
Outros ex-tutores do programa também foram homenageados. A professora Ivânia Vieira homenageou o ex-tutor Narciso Lobo e destacou suas percepções sobre o programa. Petiana da primeira turma de 1988 e ex-tutora, a professora Ítala Clay também falou sobre a importância do PET em sua formação como aluna e sobre seu trabalho enquanto tutora para continuidade do projeto. Com contribuição para o blog Ateliê Amazônico, a professora Aline Lira também foi homenageada.