Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Projeto amazonense de educação chega à final de prêmio realizado pela Rede Globo
Amazonas

Projeto amazonense de educação chega à final de prêmio realizado pela Rede Globo

13 de março de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

O projeto amazonense “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades” está na final da segunda edição do “Prêmio LED – Luz na educação”, organizado pela REDE Globo e a Fundação Roberto Marinho. Com o objetivo de promover e engajar transformações que acelerem novas formas de ensinar e aprender, o edital premia seis vencedores com R$ 200 mil cada.

O anúncio dos seis vencedores ocorrerá no dia 26 de abril, na TV Globo, com transmissão para todo o país, em que cada um levará o prêmio de R$ 200 mil para casa

“Normalmente, esses estudantes apresentam dificuldade de interação e socialização. Atividades simples, como apresentar trabalhos e seminários, tornam-se muito difíceis. Precisávamos fazer algo a respeito, porque essa dificuldade tinha como consequência a evasão escolar”, observou o professor.

Criado pelo professor de geografia da escola Estadual professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), Rosenilson Gama, o projeto amazonense acontece desde 2019 na unidade de ensino. De acordo com o educador, a iniciativa nasceu após o corpo docente perceber que a escola recebe, anualmente, uma quantidade considerável de alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, e que seria importante desenvolver ação voltada para auxiliar na socialização dos mesmos.

O professor Rosenilson explica, ainda, que, após começarem a realizar as atividades, o desempenho escolar dos alunos começou a apresentar uma melhora considerável.

Nesse contexto, a proposta do projeto é a de promover inclusão por meio de atividades em campo com os alunos. Entre as principais ações realizadas, estão Gincana de educação Ambiental na praia do Caturetê (com a participação de aproximadamente 150 alunos e 20 professores); Projeto “educação Ambiental por meio de trilhas ecológicas”, realizado no entorno da escola e nas margens do rio Andirá; visitas técnicas nas matas de igapó e nas áreas degradadas; e realização do Ritual da dança da Tucandeira, com a presença de alunos, ex-alunos e não indígenas.

Outros projetos

“Realizamos inúmeras visitas às comunidades ribeirinhas, quilombolas e áreas indígenas. Ao final das práticas de campo, percebemos que os alunos começaram a interagir mais, socializar mais, afinal, esse é o lugar que eles possuem mais afinidade e familiaridade. Trouxemos a realidade dos estudantes para as nossas atividades escolares”, destacou Rosenilson Gama.

Fase final

FOTOS: Arquivo pessoal/ professor RosenilsonO projeto do professor Rosenilson não é o único desenvolvido pela escola Estadual Profª. Maria Belém. Por meio da interdisciplinaridade, a unidade de ensino possui outras iniciativas, que também ganharam prêmios. Foram vencedores do prêmio “Criativo da escola”, sob tutela do professor de Biologia Jonailson Xisto; e, pelo Projeto Ciência na escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Amazonas (Fapeam), o professor de história, Erivaldo Glória, conquistou o prêmio na categoria de professor-pesquisador, com a “educação indígena através das Histórias em Quadrinhos (HQS): Entre Desafios e Possibilidades no Universo Escolar”.

Os projetos finalistas agora são avaliados por um grupo de especialistas e, em seguida, por uma banca de jurados, a partir dos critérios de inovação, impacto e escalabilidade. A celebração e reconhecimento dos vencedores acontece durante um programa especial na TV Globo, transmitido para todo o país, no próximo dia 26 de abril.

Depois de mais de 2 mil inscrições analisadas em todo Brasil, em diversas fases de seleção, a edição do Prêmio LED – Luz na educação chega à final. A iniciativa amazonense concorre com outros 14 projetos, espalhados por 8 estados brasileiros.

“Ano passado, assisti a final do programa pela televisão e achei encantadora. Hoje, estamos nela. Será emocionante! A nossa proposta é inclusiva e ousada. Ela gera custos, temos adversidades, mas sempre corremos atrás e conseguimos. Sair dos muros da escola é sempre importante para aprender com o mundo real”, finalizou Rosenilson.

Tags:BarreirinhaEducação AmbientalManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Santa Etelvina

Por administrador
Amazonas

Novembro Azul: FUnATI reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem idoso

Por administrador
Amazonas

Prodoc: Últimos dias para submeter propostas ao Programa de Apoio a Pós-Doutores da Fapeam

Por administrador
Amazonas

Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet

Por administrador
Amazonas

PIB do Amazonas cresce em 2023 e consolida o estado entre as maiores economias do país

Por administrador
Amazonas

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

Por administrador
Amazonas

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

Por administrador
Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

Por administrador
Amazonas

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

Por administrador
Amazonas

Sejusc realiza ação itinerante como preparação para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?