Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Projeto de Iniciação Científica da Ufam realiza Fórum sobre Direito e Geografia teve apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas
AmazonasEducação

Projeto de Iniciação Científica da Ufam realiza Fórum sobre Direito e Geografia teve apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas

22 de maio de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Sob orientação da professora Adoréa Rebello da Cunha Albuquerque do Departamento de geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o projeto de pesquisa desenvolvido pelo Acadêmico Lucas Santos da Silva, foi apresentado pela primeiro vez e teve como foco a degradação hídrica de 150 cursos d’água na cidade de Manaus.

O projeto de Iniciação Científica ‘Direito Fundamental e Recurso Hídrico: Água; violação do direito de uso e do acesso a sua potabilidade’ apresentado no Fórum Ambiental de Recursos Hídricos, teve apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas.  O Fórum ocorreu no último dia 16 de maio de 2023.

Na ocasião, o arcebispo da Cidade de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner e o padre Sandoval Alves Rocha (doutor em ciências Sociais pela PUC/RJ e consultor no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e educação Socieoambiental – SARES) discursaram sobre dificuldades de acesso à água potável e a crise da degradação hídrica, pontuando quanto a necessidade de investimentos no saneamento básico.

Estiveram presentes no evento, os Promotores de justiça Lauro Tavares, Francisco Arguelles, Paulo Stélio das promotorias de defesa do Meio Ambiente, com o destaque da Promotora de justiça, Ana Cláudia Abboud Dauo, a professora Adriana Malheiro Alle Marie (representante da Propesp/UFAM).

A juíza de Direito Bárbara Marinho Nogueira foi mediadora das discussões realizadas pela professora Adoréa Rebello da Cunha Albuquerque (UFAM); promotora de justiça do MPEA, Ana Claudia Abboud Daou; professor Carlossandro Carvalho de Albuquerque (UEA); professor Marcos Castro Lima (UFAM); professor Ruy Marcelo Alencar de Mendonça (CIESA/procurador de contas do MPCA).

Outra participação relevante foi a do professor Sérgio Duvoisin Júnior (doutor em Físico-Química pela UFSC, docente e coordenador geral da Central de Análises Químicas – CAT/QAT pela UEA/INPA) que destacou quanto as análises das diferenças e oscilações químicas na vida dos rios que abastecem a cidade de Manaus, que os colocou à disposição os resultados.

Lucas Silva destacou o trabalho isolado do amazonense Jó Fernandes Farah de preservação ambiental, exemplo de respeito à vida.      

Para o idealizador do Fórum, Lucas Silva, o evento propicia a compreensão da complementaridade das áreas que estudam os recursos naturais nos trabalhos judiciais da Seara Ambiental. “A intervenção interdisciplinar PODE melhorar a atuação jurisdicional, a partir de conhecimento especifico de cada área de estudo”, disse o pesquisador que acredita que o Fórum é uma inquietação da Academia, e enfatiza a ausência de políticas públicas adequadas, assim como, a falta de profissionais especializados e o engendramento de planos e ações possam ser colocados em pauta nas discussões de eventos nesta área específica.  

A professora Adoréa Rebello disse que “presentemente vivemos uma Era Humana, o Antropoceno, a primeira garrafa pet que alguém abriu, certamente até hoje está no planeta Terra, boiando em algum sistema aquático, a Era Humana é a Era dos nossos resíduos na natureza; nós estamos modificando o clima, a água e as bacias hidrográficas e negativamente às cidades.”

O evento expôs pelas palestras ministradas a necessidade da formação de uma consciência pública, para a orientadora do projeto de Iniciação Científica

O projeto de Iniciação Científica “Direito Fundamental e Recurso Hídrico: Água; violação do direito de uso e do acesso a sua portabilidade.” elaborou a aglutinação de palavras Geohidrodireito, possui perfil ativo nas redes sociais como @geohidrodireito e é o resultado da intersecção de duas ciências a geografia e o Direito, embora sejam distintas, são locadas na mesma área do conhecimento, a de ciências Humanas. A instituição executora é a Universidade Federal do Amazonas que também financia a pesquisa pelo EDITAL 005/2022 – Propesp/UFAM.

Tags:Estado do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?