A data homenageia todos os nordestinos que vieram para o estado do Amazonas em busca de trabalho e melhor qualidade de vida, acrescentando sua importância histórica e econômica à nossa região. No Centro da capital, cerca de 90% dos armazéns pertencem a nordestinos ou filhos de nordestinos.Nesta segunda-feira (13/03), o Projeto de Lei 286/2019, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), que institui no calendário oficial de Manaus, o Dia Municipal do Nordestino a ser comemorado anualmente no dia 8 de outubro, teve o parecer favorável aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Durante o parecer do PL, o mesmo foi subscrito por 13 vereadores, são eles: Marcel Alexandre (Avante), Wallace Oliveira (Pros), João Carlos (Patriota), Prof° Samuel (PL), William Alemão (Cidadania), Roberto Sabino (Podemos), Jaildo Oliveira (PCdoB), Yomara Lins (PRTB), Raiff Matos (DC), Alonso Oliveira (Avante), Allan Campelo (PSC), Peixoto (PROS) e Rosivaldo Cordovil (PSDB).
A vereadora Jacqueline destacou em seu discurso em plenário a importância do nordestino no estado. “Sou amazonense de coração, sou do nordeste, mas aqui me fiz, e o nordeste tem uma presença muito forte, especialmente no apogeu da borracha onde migraram cerca de 60 mil e assim podemos dizer que a força de trabalho nordestino foi muito importante para o Amazonas, porque aqui era conhecido como a terra da fartura”, destacou.
A bravura e destreza da população nordestina foi consagrada na região amazônica pelo dia 08 de outubro de 1942, tomado como o Dia do Nordestino na Amazônia.
A matéria teve o parecer aprovado e agora segue para a 2ª discussão na forma da lei, para poder seguir para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Texto e foto: Saulo Viégas – Assessoria de Comunicação da vereadora