A publicação agora está disponível para acesso e consulta no site do Implurb, no carrossel de banners, e apresenta a política urbana com foco no planejamento de bairros, sendo um dos quatro modelos implementados no Brasil, incluindo Recife (PE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). O material foi apresentado durante o Circuito Urbano, evento virtual promovido pela ONU Habitat ano passado. O destaque de Manaus começa na página 55 do documento.O projeto lançado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para promover reabilitação e revitalização no centro da capital, o “Nosso Centro”, foi destaque na publicação do “Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana: Estudos de Replicabilidade”, do projeto AcessoCidades, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia.
Entre as iniciativas apresentadas no material, o “Nosso Centro” é um exemplo de estratégias para tornar a área urbana mais pujante. De acordo com o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a proposta prevê ainda o retorno de habitações para a região central onde, atualmente, residem cerca de 30 mil pessoas.
“Tornar a cidade mais caminhável significa intensificar a sensação de segurança e conforto, reduzir distâncias percorridas, oferecer atividades e oportunidades diversificadas, tornar os espaços públicos atrativos e incrementar a oferta de sistemas de mobilidade sustentáveis, atuando também no fomento ao transporte coletivo e por bicicleta”, apresenta o documento sobre a proposta da capital amazonense.
O projeto tem foco em “Mais Negócios”, com dinamização da economia local e atrativo para geração de emprego e renda; e “Mais História”, articulando ações e intervenções urbanas, arquitetônicas, culturais e artísticas no território.
“Nossa ideia é que a médio e longo prazos nós consigamos colocar no mínimo 200 mil pessoas e para isso estamos desenvolvendo um plano de habitação”, contou. Ele disse que, apesar de ter grande oferta de empregos, em torno de 100 mil, a área funciona principalmente em horário comercial, sofrendo um esvaziamento natural após o período de expediente dos setores do comércio e serviços.
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O projeto visa qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil, com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero.
Fotos – Divulgação / Implurb
Texto – Claudia do Valle / Implurb