“Durante os últimos anos, o Beach Tennis cresceu em Manaus, assim como em todo Brasil, ganhando mais adeptos, tanto que, os atletas amazonenses Janaina Chagas e Erick Cavalcante venceram a 21ª edição do Campeonato Mundial de Beach Tennis em 2022, em St. Carles de La Rapita, na Catalunha, em Barcelona, na Espanha. Isso comprova a força da modalidade esportiva, que merece ser valorizada”, defende Professor Samuel.
O Projeto de Lei 003 /2023, de autoria do vereador Professor Samuel (PL), que dispõe sobre o reconhecimento do Beach Tennis como modalidade esportiva e institui, no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o Dia Municipal do Beach Tennis foi deliberado durante votação de pauta nesta quarta-feira (15/02) na Câmara Municipal de Manaus.
O esporte
O PL agora segue tramitando na Câmara e após parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), retorna ao plenário para votação.
De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o beach tennis é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.
O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravena, na região da Emília-Romanha, Itália, mas foi em 1996 que começou a se profissionalizar. Atualmente, o esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badmínton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.