Foto: Divulgação/CBMAMO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (20/12), a solenidade de passagem de comando da primeira mulher do quadro administrativo a assumir a gestão do 1º Batalhão de Incêndio (1° BI). A liderança da unidade operacional ocupada pelo tenente Altaci Gomes, passou para a tenente Maely Salvador, que ingressou como soldado e agora ocupará a função de titularidade dentro da corporação.
Há 14 minutos
Ingressante na trajetória militar como soldado, tenente Maely Salvador agora assume titularidade do Batalhão de atividade-fim da corporação
“Essa solenidade marca um momento muito importante em que colocamos em posição de comando, de forma muito merecida, a tenente Maely, que é uma profissional extremamente qualificada para liderar o 1° BI. Além disso, também formalizamos a passagem de comando no Batalhão de Incêndio Florestal. Essas são medidas prévias para aumentar nossa capacidade de atender as demandas de incêndio em 2024”, destacou, coronel Muniz.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, ter cada vez mais mulheres exercendo funções como protagonistas é essencial. Ele pontua, também, que a corporação possui um dos melhores planos de carreira militar, permitindo que bombeiros ingressantes como soldado, cheguem ao oficialato e até mesmo funções do alto comando.
Protagonismo feminino
Além da passagem de comando do primeiro 1° BI, também foi oficializada a troca de gestão do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), passando do major Márcio Lima para o tenente Edylton. A cerimônia ocorreu no Comando Geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul da capital.
“É motivo de honra para mim, assumir o comando do Batalhão de Incêndio. Eu me sinto muito feliz pelo fato de ser a primeira mulher que ingressou na vida militar como praça e conseguiu chegar a ser oficial e comandar o batalhão de atividade-fim do Corpo de Bombeiros. Temos muito trabalho pela frente e sou grata ao alto comando pela oportunidade”, disse a tenente Maely Salvador.
Tendo ingressado na corporação, no ano de 2004, como soldado, Maely Salvador já integrou o efetivo operacional de postos especializados da corporação, como o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma). Em 2020, passou a compor o quadro de oficiais da corporação, por meio do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos.
A intitulada comandante do 1° Batalhão de Incêndio realizou, ao longo da trajetória militar, qualificações como: Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo; Curso de Operações de Emergência e Resgate em Espaços Confinados; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec); Curso de Operações de Incêndio (COI); Estágio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica e de Combate a Incêndios Florestais.