A reunião ocorreu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
O encontrou foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle. (Foto: Arquivo/SSP-AM)Na manhã desta terça-feira (1º/08), representantes das Forças de Segurança do Amazonas participaram de uma reunião, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com o objetivo de alinhar medidas estratégicas para o fortalecimento de ações no Amazonas no combate à criminalidade, no segundo semestre deste ano. Os integrantes também abordaram a questão de investimentos por meio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e, trataram sobre dois programas do Governo Federal que abrangem o Estado.
“É uma reunião de fortalecimento das ações voltadas às operações policiais, bem como de alinhamento da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública”, informou o titular da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur.
Participaram da reunião, o secretário de Estado de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur; o comandante-geral da Polícia Militar (PMAM), coronel Vinicíus Almeida; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Orleilso Muniz; o delegado geral-adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres; o subcomandante-geral da PMAM, coronel Algenor Filho; o secretário-executivo de Estado de Segurança Pública, Coronel Anézio Paiva e demais integrantes do sistema de segurança pública.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi pauta na reunião das forças de segurança. O Amazonas apresentou redução na maioria dos indicadores.
Durante a atividade foi abordada a execução orçamentária do recurso recebido pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), destinado à PMAM, PC-AM, CBMAM e SSP-AM.
O titular da SSP-AM também apresentou os programas do Governo Federal que complementa e fortalece as ações de segurança no Estado. São eles: Programa de Ação na Segurança (PAS) – que engloba medidas para combater o tráfico de drogas, a violência nas escolas, o crime ambiental e a violência contra a mulher; além de proteger a região amazônica, o programa valoriza profissionais de segurança; apreende armas e munições ilegais; e desenvolve operações integradas entre forças policiais.
“Todos os indicadores que envolvem mortes violentas intencionais e crimes contra o patrimônio, o Estado do Amazonas teve redução. Então, isso é muito positivo. No final [da reunião] tivemos uma discussão, um debate das ações continuadas, das novas ações para o combate à criminalidade, principalmente o homicídio nesse segundo semestre”, destacou Mansur.
O outro programa apresentado foi o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), que se destina a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.