O projeto desenvolvido pela COMPCD aponta alterações das barreiras gerais arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, metodológicas (barreiras nos métodos e técnicas de trabalho), instrumentais (barreiras nos instrumentos e ferramentas de trabalho) e programáticas (barreiras invisíveis embutidas em políticas e normas) da Câmara Municipal e combate ao capacitismo na Casa.
Dando continuidade aos trabalhos como presidente reeleito da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) entregou nesta quarta-feira (08/02), ao Presidente da CMM, vereador Caio André (PSC) o projeto “Câmara para Todos”, que busca adequar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para receber as pessoas com deficiência, com acessibilidade total nos ambientes e serviços da Casa Legislativa.
Ao entregar formalmente o projeto em mãos para o presidente do parlamento municipal, Guedes recebeu a confirmação de Caio André de que o projeto será executado.
Segundo o levantamento, a CMM precisa realizar alterações e implantações na sinalização tátil, como pisos táteis, sonora, visual de forma integrada, banheiros adequados, rotas acessíveis, vagas de estacionamento para PCD’s, disponibilização de sala adaptada para atendimento entre outros, como acessibilidade comunicacional oferecendo serviços de audiodescrição e traduções em braille.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador
“Nós temos a árdua missão de tornar a nossa cidade mais inclusiva e tenho certeza que vamos conseguir implantar todas essas necessidades e tornar a Câmara Municipal de Manaus a Câmara mais inclusiva do Brasil. Infelizmente, Manaus é uma das piores capitais em questão de acessibilidade, mas juntos nós precisamos reverter essa realidade. Esse projeto aponta vários pontos que precisam ser alterados na Câmara Municipal para que toda pessoa com deficiência possa ter a sua acessibilidade garantida quando buscar esta Casa”, declarou.
Foto: Kelvin Dinelli