FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e DesportoFoi realizada nesta sexta-feira (10/02) a terceira etapa da formação sobre o Novo Ensino Médio (NEM) para equipe gestora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A atividade é ofertada pelo Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan) e tem formato on-line. A transmissão ao vivo, para todo o estado, ocorreu por meio da plataforma digital Cepan On-Line, e o material ficará disponível para acesso no site.
Por Agência Amazonas
Formação foi transmitida via plataforma on-line do Cepan Digital
Para o gestor do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) José Holanda Cavalcante, Max Ferreira, localizado no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), a formação foi essencial para esclarecer dúvidas e captar informações que, em breve, serão repassadas aos estudantes da escola.
A formação teve foco na apresentação da proposta pedagógica e curricular dos estudantes do Ensino Médio, orientando a equipe gestora e trazendo novas ideias para o ensino por meio do uso das tecnologias e do incentivo do protagonismo do estudante, na vida escolar.
Ao acompanhar a formação, a gestora Iris Costa, do Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes, de Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), destacou a importância da formação aos gestores.
“Nós estamos vivenciando a história de um Novo Ensino Médio, nós vamos mostrar os caminhos que os nossos alunos poderão seguir, a história em que os nossos alunos vivenciarão nossas didáticas regionais, como pede a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O Cepan com a Secretaria têm feito isso de uma maneira dinâmica, didática e de fácil entendimento. Por isso, nós estamos nos apropriando desse conhecimento e transmitindo para os nossos alunos”, diz o gestor.
A formação contou com três dias de transmissão, nos dias 26, 27 de janeiro e finalizou nesta sexta-feira (10/02).
“O que eu considero mais interessante nessas atividades é que o formador utiliza o chão da escola como exemplo. Percebemos que os formadores conhecem as necessidades, conhecem a realidade dos alunos, e isso é muito bom”, completou Iris.