Foto: Tiago Corrêa / UGPE O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, recebe nesta terça-feira (12/12) a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2023. A comenda é concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação. A cerimônia acontece às 17h, no Auditório Belarmino Lins.
Há 3 minutos
A comenda reconhece a contribuição para o interesse público e os relevantes serviços prestados ao Estado
À frente da recém-criada Sedurb, da qual a UGPE faz parte, Marcellus Campêlo coordena algumas das principais iniciativas da gestão do governador Wilson Lima, dentre as quais, o Amazonas Meu Lar, que já é considerado o maior programa de habitação de todos os tempos. O programa tem a previsão de entregar 24.044 soluções de moradia para a população da capital e interior e mais 33 mil regulações fundiárias.
“Agradeço aos parlamentares e dedico essa homenagem aos servidores da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), pelo empenho e esforço em avançar cada vez mais para ajudar o Governo do Amazonas a fazer sempre mais e melhor pela população”, disse o secretário.
A Medalha do Mérito Legislativo é um reconhecimento do Poder Legislativo a chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores públicos, desportistas e outras personalidades, por relevantes serviços de interesse público.
Também está à frente do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), cujas obras estão acontecendo pela primeira vez na zona leste da capital amazonense. E do Programa de Saneamento Integrado no Interior (Prosai), concluído em Maués e agora em fase de preparação em Parintins. Coordena, ainda, o Programa Ilumina + Amazonas, que substitui por LED as lâmpadas antigas do sistema de iluminação pública dos municípios do interior.
Biografia
Os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo são indicados individualmente por cada um dos 24 parlamentares e também pela Mesa Diretora, que aponta mais dois nomes. A condecoração de Marcellus Campêlo foi proposta pelo deputado estadual Adjuto Afonso e validada pelo Conselho da Ordem do Mérito Legislativo.
É membro do Comitê Técnico de Saneamento Ambiental e conselheiro suplente do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), representando o Estado do Amazonas. Atua como presidente do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), além de ter exercido outros cargos públicos, dentre os quais, o de secretário estadual de Saúde, secretário executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), de presidente da Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, de diretor Administrativo Financeiro e de coordenador do Sistema de Material de Planejamento da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
Marcellus José Barroso Campêlo tem 54 anos. É natural de Manaus-AM, formado em Engenharia Civil e especialista em Saneamento Básico. Ocupa o cargo de secretário da Sedurb e de coordenador executivo da UGPE.