FOTOS: Lincoln Ferreira/SejuscSaber o que é e como funciona a previdência social é um assunto que todos precisam conhecer um dia, mas para as pessoas idosas essa realidade já chegou. Pensando nisso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta terça-feira (24/01), uma palestra para psicólogos, assistentes sociais e coordenadores de grupos de idosos sobre o tema. A ação foi em alusão ao Dia do Aposentado, comemorado hoje.
Por Agência Amazonas
Ação foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc
Samara Monteiro, gerente da Seadpi, pontua que a palestra é ponto de partida para chegar à informação nas comunidades de idosos de toda a capital.
Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, a ação ocorreu em parceria com a Fundação do Estado do Amazonas (Amazonprev), com a participação do palestrante Alan Cardec, coordenador de Previdência. Com o tema “Um dia de aposentadoria”, mais de 50 coordenadores de associações de idosos, psicólogos e assistentes sociais do projeto Idoso Ativo puderam tirar dúvidas e aprender sobre o tema para auxiliar suas comunidades sobre o assunto.
A coordenadora do grupo da terceira idade Rosa de Sharom, Raimunda de Oliveira, comentou a importância de palestras para os idosos.
“Como hoje é o Dia do Aposentado, estamos fazendo essa parceria com a Amazonprev de realizar essa palestra para os coordenadores de grupo cadastrados na Seadpi e todo nosso psicossocial. O foco é eles se capacitarem e assim levarem todo o conhecimento sobre a aposentadoria, previdência social, para nossos idosos da capital e região metropolitana”, frisa a gerente.
Lançado em 2021 pela Sejusc, o projeto visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos, estimulando a participação deles nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social. Atualmente, são 75 grupos cadastrados na secretaria.
“Eu comecei no grupo em 2002, estou com 71 anos agora, então eu acredito que ter essas palestras é muito importante porque nem todos os idosos têm esse conhecimento. Com uma cartilha que eu tenho sobre a aposentadoria, e o conteúdo da palestra, eu levarei essas informações para eles”, comentou Raimunda.Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo