Em alusão ao Movimento Estadual Março Lilás, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) está realizando, a partir desta segunda-feira (13/03), a Semana da Saúde da Servidora. O objetivo é conscientizar as profissionais que atuam na instituição sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo de útero
“Essa semana é voltada a servidoras da FCecon para enfatizarmos a importância da prevenção, tanto da vacina do HPV (Papilomavírus Humano), dos 9 aos 14 anos, quanto do uso de preservativos nas relações sexuais, e a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau”, disse Leão.
Segundo a enfermeira Mayara Leão, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt/FCecon), até quinta-feira (16/03), serão realizadas palestras, limpeza de pele e massagem, e serão distribuídos laços lilás, brindes, preservativos e folder informativo sobre o câncer de colo uterino. Também será intensificada a coleta do exame preventivo.
A Semana da Saúde da Servidora iniciou com uma palestra da médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia, Mônica Bandeira, que falou sobre as causas do câncer de colo uterino e como é possível prevenir a doença, através da vacina contra o HPV, do exame preventivo e da conização, uma pequena cirurgia que trata lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.
Conscientização
Nesta terça-feira (14/03), as servidoras poderão assistir, às 10h, a palestra do psicólogo da FCecon, Marcelo Bentes, sobre a psicologia dentro dos processos patológicos do câncer.
Na tarde desta segunda-feira, o tema é a alimentação como forma de prevenção aos cânceres colorretal e de colo uterino, ministrada pelo nutricionista oncológico da Fundação, Ábner Paz.
Prevenção
As palestras ocorrem no auditório Dr. João Baldino, 3º andar da FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
“Um evento como esse nos lembra de nos colocarmos nesse lugar de cuidado. Nós também somos pacientes em algum momento e a prevenção ainda é a melhor opção. A instituição está de parabéns pela iniciativa, nos colocando nesse lugar de valorização e importância”, afirmou.
Para a psicóloga da FCecon, Suzan Biscaro, a Semana da Saúde da Servidora reforça para as profissionais de saúde a importância de se cuidarem.