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Por Agência Amazonas
Os dados desatualizados, como telefone e endereço, dificultam a localização de pacientes para a realização de exames, consultas e procedimentos agendados
Em 2022, a SES-AM registrou uma taxa de 45,5% de absenteísmo na rede, quando o paciente deixa de comparecer a algum compromisso, como consultas ou exames agendados. Esse tipo de atitude é prejudicial tanto para o sistema quanto para aqueles usuários que deixam de receber atendimento, o que gera custos e perda de eficiência para o Estado, além do aumento das filas, pois novas consultas poderiam ser agendadas nesses horários.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informa a necessidade de os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estarem com os seus dados atualizados, como telefone, endereço e quadro clínico, para que o Complexo Regulador do Amazonas possa entrar em contato e informar sobre o agendamento de exames e consultas na rede estadual de saúde.
“O complexo regulador estará no decorrer de todo o mês de janeiro entrando em contato para informar de suas consultas e procedimentos que serão agendados. Mas no geral, vale destacar a importância de estar com os dados dos usuários da rede de saúde sempre cadastrados e atualizados, para que exista um contato maior e facilitado com a população para informações sobre o agendamento de consultas e procedimentos no SUS”, explica o coordenador.
O coordenador do Complexo Regulador, Manuel Roque solicita que todos os pacientes que tem solicitação no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) possam atualizar os seus dados, independentemente do tempo de espera.
Contato com o usuário
FOTO: Arquivo/SecomOs dados são necessários para o pleno funcionamento de ações do Estado para manter uma linha direta de comunicação com o cidadão, como o aplicativo ‘Saúde Amazonas’ e a Central de Atendimento. Por meio do aplicativo, o usuário pode verificar suas solicitações de procedimentos ou consultas, que estarão sinalizados com a data e o horário do atendimento agendado, e confirmar ou não o comparecimento.
Para a atualização dos dados, o paciente deve procurar a unidade de saúde onde solicitou seus exames e consultas e solicita a mudança nas informações. Para isso, precisa ter em mãos o Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência, e documento original com foto.
Regulação
Todas as unidades de saúde das redes estadual e municipal, além de prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), estão integradas, seja por telefone ou via internet, a um sistema específico – o Sistema de Regulação (SISREG) – desenvolvido pelo Datasus e utilizado em diversas cidades brasileiras.
Em operação desde março de 2022, a central contabiliza mais de 300 contatos por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no modelo call center. Com a central, a SES-AM consegue reorganizar seu esquema de atendimento, melhorando, de uma maneira geral, o serviço ofertado à população.
Todos os exames e consultas oferecidos pelo SUS nas especialidades médicas são marcados via sistema, obedecendo às cotas e tetos destinados a cada unidade de saúde. Em 2022, mais de um milhão de solicitações foram atendidas pelo sistema de regulação, na rede estadual de saúde.