Por Juscelino Simões
Nos dias 29 e 30 de maio de 2023, o arqueólogo do Museu Amazônico, Bruno Pastre, esteve na cidade de Silves para realizar a coleta de uma urna funerária indígena doada para ser incorporada ao acervo do Museu. Nesta mesma oportunidade, em parceria com a Secretaria municipal de Educação do município, foi realizada uma palestra sobre a importância da Arqueologia para a história de Silves. A atividade contou com mais de 150 alunos, e teve grande interação por parte do público que se mostrou muito interessado.
Equipe Ascom Fotos enviadas pelo arqueólogo Bruno Pastre
A urna estava na comunidade Nossa Senhora Aparecida e foi encontrada pelo morador do local Raimundo Santos junto ao campo de futebol da comunidade que consiste em um enorme sítio arqueológico previamente identificado (2006) de terra preta. O local apresenta grande quantidade de cerâmica em superfície e vegetação característica de uso humano pretérito. O local em questão foi alvo de pesquisa nos anos 1970, tendo uma intervenção resultado em uma datação de carbono 14 de aproximadamente 2.500 anos.
Após a atividade, ocorreu uma reunião com o gerente responsável pelo setor de cultura do município e o arqueólogo do Museu que contou sobre a possibilidade de atuação, especialmente visando a implementação de uma política específica para a Arqueologia.
A urna completa é da fase Guarita, e está em bom estado de conservação com ossadas no seu interior. Foi preparada uma embalagem protetora com plástico bolha e caixa, e no laboratório foi alvo de trabalhos de curadoria junto com alunos do curso de História.