Esses espaços, com uma variedade de produtos e serviços, têm o objetivo de impulsionar o trabalho dos permissionários, a fim de desenvolver a economia e aquecer o comércio local, além de gerar renda e empregabilidade.Com mais de 600 lojas ativas, o shopping Phelippe Daou e as galerias populares Espírito Santo e dos Remédios são edificações da Prefeitura de Manaus, que em outubro de 2022 passaram a ser administradas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), para fortalecer empreendedorismo local.
Ainda de acordo com o secretário, além dos centros de compras populares se tornarem um ‘celeiro’ de pequenos negócios, eles funcionam como uma ‘incubadora’ para que o empreendedor faça sua empresa ser viável e crescer. “Nós também estamos com uma nova estratégia de divulgação com a nossa assessoria de comunicação, para que as vendas nas galerias populares e shopping sejam alavancadas. Além disso, vamos trazer serviços âncoras para a Central do Empreendedor, para potencializar toda a estrutura”.
“As galerias populares e o shopping Phelippe Daou vieram para a Semtepi por meio do entendimento do prefeito David Almeida, de que estes lugares, enquanto espaços de empreendedorismo precisavam ser fomentados. A secretaria pensou em uma estratégia para atrair clientes, então estamos melhorando a infraestrutura, corrigindo erros de instalações em banheiros, piso, iluminação e fachadas. Desde que iniciamos esse trabalho, já identificando mudanças e um clima muito melhor do próprio permissionário”, destaca o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
Para valorizar ainda mais a categoria, a Semtepi iniciou uma reforma na unidade do Sine Manaus que funciona dentro do Shopping Phelippe Daou. Na entrega da unidade, ela passará a atuar como ‘Central do Empreendedor’, com a proposta de desenvolver o empreendedorismo nas zonas Norte e Leste de Manaus. Além disso, a estrutura terá um coworking, atendimento administrativo, área para cursos de qualificação e facilitação de regularização de empresas.
Obras como as galerias e shopping Phelippe Daou objetivam incentivar os empreendedores informais para que se tornem permissionários e, consequentemente, regularizem seus empreendimentos. Através dos espaços, a prefeitura também firma o compromisso de atender as demandas dos usuários, aproximando o poder público da iniciativa privada.
Shopping Phelippe Daou
A Semtepi passou a ser responsável pelo shopping e galerias, por determinação da Lei nº 2.945, de 1º de setembro de 2022, que transferiu a o Departamento de Administração e Articulação Institucional do Comércio Popular para a estrutura organizacional da Semtepi.
No centro de compras também funcionam vários serviços públicos municipais, estaduais e federais, entre eles, o posto do Sine Manaus, Leite do Meu Filho, Sinetran, IMMU, Manaus Atende e Bradesco, que disponibiliza caixas de saques 24 horas. O shopping também abriga o PAC Municipal que oferece atendimentos do CadÚnico, Junta Militar, Ageman, Águas de Manaus e Amazonas Energia e de serviços de expedição de RG (1ª e 2ª vias), além de um posto da Defensoria Pública Estadual e uma agência dos Correios.
Com localização privilegiada, na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, fronteira das zonas Norte e Leste, o Shopping Phelippe Daou foi inaugurado em dezembro de 2017, e abriga 549 lojas com uma variedade significativa de produtos, como confecções, roupas íntimas e de esportes, acessórios e calçados, além de artigos de informática, assistência técnica, venda de cosméticos, perfumaria e produtos naturais.
Galeria Espírito Santo
No local também é possível encontrar uma praça de alimentação que conta com a venda de lanches e refeições, incluindo produtos regionais, além de estacionamento gratuito para mais de 300 carros. Considerado o maior centro de compras popular do norte do Brasil, o Shopping abre de segunda-feira a sábado, das 08h às 17h.
Localizada na rua Joaquim Sarmento, esquina com a rua 24 de Maio, no Centro, o espaço também tem um posto do PAC municipal, onde funcionam serviços de expedição de RG (1ª e 2ª via) e Cadastro Único, Semef, Águas de Manaus e Amazonas Energia. Atualmente também abriga o Departamento de Qualificação Profissional da Semtepi.
Inaugurada em agosto de 2014, a Galeria Espírito Santo funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e atualmente é composta de 204 lojas ativas que expõem uma variedade de produtos como confecções, brinquedos, moda íntima, moda praia, bijuterias, acessórios e novidades na área de informática. Possui também uma praça de alimentação que serve café da manhã e almoço, casa lotérica, terminal de caixa 24 horas, ótica, sapateiro, barbearia, costureira, alfaiate e relojoeiro.
A Galeria dos Remédios, inaugurada em outubro de 2014, atualmente tem 65 lojas ativas, variando a segmentação de produtos com confecções, bolsas, brinquedos, informática, moda íntima, moda praia, armarinho e bijuterias. Os estabelecimentos atacadistas de confecções e tabacaria, instalados na galeria, atendem especialmente ao interior do estado. O espaço está localizado na Rua Miranda Leão, no Centro, com entrada também pela rua Marquês de Santa Cruz.
Galeria dos Remédios
Na Galeria dos Remédios também funciona uma agência dos Correios, uma financeira e um posto do PAC estadual, com serviços de expedição de RG, Detran, Semef, Águas de Manaus e Amazonas Energia. O funcionamento do PAC é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O local tem duas praças de alimentação, que servem café da manhã e almoço, serviços de assistência técnica de celular, costureira, reprografia, terminal de caixa 24 horas, ótica e sorveteria. Além disso, há uma variedade de artigos de artesanato indígena e caboclo.
— — —
Além disso, o prédio conta com o “Mirante da Galeria’, onde os visitantes podem ter uma bela vista do rio Negro e apreciar o pôr do sol. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Foto – Antonio Pereira / Semcom
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi