O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que o objetivo de trazer a UBS Móvel 1 de volta para local é reforçar o atendimento aos usuários, principalmente aqueles que eram atendidos na Policlínica Ana Barreto (avenida Grande Circular, nº 1.665, bairro Jorge Teixeira), que está passando por obras de reforma. A previsão é que a unidade permaneça no local por duas semanas.O Shopping Phelippe Daou, na zona Norte da capital, voltou a receber, nesta segunda-feira, 6/3, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Móvel da Prefeitura de Manaus para oferta de serviços de Atenção Primária aos moradores da região. Administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade funciona de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 16h.
Os serviços disponibilizados nas unidades móveis são: coleta de exame preventivo, consultas de enfermagem e com clínico geral, consulta ou inserção de procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), dispensação de medicamentos e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“O planejamento das UBSs Móveis está voltado, atualmente, para dar suporte às unidades fixas que estão recebendo obras, assegurando que a população continue sendo assistida pela saúde básica. Essas unidades recebem os usuários por sistema de livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, conforme a capacidade diária de atendimento”, conta Djalma.
As demais unidades móveis da Semsa seguem funcionando nos endereços da semana passada. A UBS Móvel 2 está na esquina da rua Professor Manoel Belém com travessa Araxá, s/nº, conjunto Manoa, Cidade Nova, zona Norte; a UBS Móvel 3 está na rua 7, s/nº, bairro Tarumã, zona Oeste; e a UBS Móvel 4 está na rua Rio Envira, nº 442, bairro Armando Mendes, zona Leste.
Djalma acrescenta que a UBS Móvel 1 oferta, ainda, serviços odontológicos. A estrutura está instalada na área externa do estabelecimento, também conhecido como shopping T4, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus. Para receber qualquer atendimento, os usuários precisam levar RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Texto – Victor Cruz / Semsa
— — —
Foto – Divulgação / Semsa