FOTO: Carlos Soares/SSP-ADurante visita institucional, o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, destacou a credibilidade da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas. A Corregedoria tem a responsabilidade de disciplinar, fiscalizar e orientar as atividades desenvolvidas pelos servidores dos órgãos que compõem todo o sistema de Segurança Pública do Estado.
O órgão é responsável por disciplinar, fiscalizar e orientar as atividades desenvolvidas pelos servidores dos órgãos do sistema de Segurança Pública
No ano de 2022, a produtividade da unidade foi destaque durante a apresentação de fim de ano da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Foram mais de 1,5 procedimentos concluídos no âmbito da Corregedoria-Geral.
Atualmente, a Corregedoria é coordenada pelo Coronel Franciney Bó e pela delegada de Polícia Civil Tâmara Albano.
“É um trabalho de muita dedicação, de muito comprometimento e isso é muito importante, pois eleva a credibilidade da Corregedoria. Os trabalhos são muitos, são feitos os processos administrativos, processos de desvios de condutas que são avaliados e acompanhados, mas, também, é feito um acompanhamento com as instituições para verificar se os procedimentos, os protocolos das forças de segurança estão sendo realizados de maneira correta. A credibilidade tem aumentado e a procura tem sido muito grande”, destacou o secretário.
O secretário da SSP-AM ressaltou a importância do trabalho realizado pela Corregedoria para os órgãos do sistema de segurança pública.
Denúncias
Na SSP-AM, a Corregedoria-Geral foi criada pela Lei Delegada nº 62, de 4 de maio de 2007. Determinados órgãos das esferas estadual, municipal e federal contam com corregedorias, responsáveis pela análise, investigação, encaminhamento e solução de denúncias de crimes e infrações praticadas por seus servidores.
As denúncias podem ser feitas de maneira presencial, na própria Corregedoria-Geral, localizada nas dependências do shopping Manaus Via Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Qualquer pessoa, preferencialmente munida de provas, pode fazer denúncias que envolvam agentes do sistema de Segurança Pública.
Além deste canal de comunicação, as denúncias também podem ser enviadas para e-mail [email protected].