Para chamar a atenção deste público, a SSP-AM desenvolve os seguintes projetos: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac), Formando Cidadãos, Suçuarana, coordenados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Pró-Vida, coordenado pela Polícia Civil (PC-AM); Bombeiro Mirim, desencadeado pelo Corpo de Bombeiros (CBMAM) e o programa de Prevenção à Violência (DPV), coordenado pela SSP-AM.
As iniciativas buscam mudar vidas e abrir oportunidades para crianças e adolescentes de todo o Estado. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMA prevenção primária é um dos caminhos para a redução da criminalidade. No Amazonas, programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) seguem nesta direção, com um trabalho coletivo entre as Forças de Segurança, para mudar vidas e abrir oportunidades para crianças e adolescentes de todo o Estado.
Com o objetivo de educar principalmente crianças e adolescentes, o Proerd é realizado nas escolas, com atividades interativas desenvolvidas pelo policial instrutor, juntamente com os professores. Além disso, permite ainda que a garotada desenvolva uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos, auxílio na tomada de decisões para dizer não às drogas e no desenvolvimento de habilidades que levem à motivação.
Divulgação/SSP-AMPesac
O Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac) é mais uma ferramenta da PMAM de combate à violência no ambiente escolar. A iniciativa busca formar cidadãos por meio de hábitos baseados na disciplina, hierarquia, ordem e respeito.
O programa tem como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental I – 1° ao 4° ano (Proerd Kids); alunos do Ensino Fundamental I – 5° ano (Proerd Caindo na Real); alunos do Ensino Fundamental II – 7° ano (Proerd Real), e alunos do 9° ano à 3ª série do Ensino Médio (Proerd Ensino Médio).
“O Pesac promove a cidadania, meritocracia, espírito de liderança, civismo e disciplina. Desde a sua criação, mais de 20 mil alunos da rede pública de ensino foram impactados pelo projeto, transformando vidas e o ambiente escolar”, destacou o titular da SSP-AM.
Idealizado pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, quando ocupava a função de comandante do Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, em 2018, o Pesac se propõe a contribuir com o desenvolvimento educacional dos alunos, além de proporcionar um ambiente seguro, propício e favorável ao desenvolvimento das atividades educacionais propostas pelo sistema educacional.
O projeto é voltado para crianças de 12 a 17 anos. Além disso, também oferta cursos profissionalizantes, ministrados por empresas parceiras públicas, privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG).
Formando Cidadão
Coordenado por policiais militares, o projeto Formando Cidadãos inclui ações variadas de práticas esportivas, recreativas, passeios culturais, assistência social e psicológica. As atividades contam ainda com noções de cidadania, disciplina militar, reforço escolar, prevenção às drogas, educação física e artes.
Com o intuito de ajudar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto Suçuarana age nas comunidades, minimizando os efeitos de mazelas como drogas e violência, utilizando como ferramenta a filosofia da arte marcial.
Projeto Suçuarana
O projeto Suçuarana conta com diversos colaboradores que são referência no jiu-jitsu amazonense. As aulas são gratuitas para participantes com idades entre 7 e 16 anos e ocorrem no período noturno, para que não haja conflito com o horário da escola.
Durante as palestras são abordados assuntos como convivência familiar e na sociedade, sexualidade e gravidez na adolescência, qualidade de vida e o uso das drogas. A equipe do programa utiliza materiais informativos, como folders, cartazes, banners e vídeos.
Pró-Vida
O Pró-Vida é um programa social coordenado pela Polícia Civil, que, assim como os demais, busca levar a mensagem de prevenção às drogas. As ações ocorrem por meio de palestras e trabalhos de orientação em escolas, empresas, grupos familiares, igrejas e entidades filantrópicas.
Uma das principais exigências para participar do projeto Bombeiro Mirim é estar matriculado e ter bom histórico escolar.
Bombeiro Mirim
Com base na doutrina militar, os ensinamentos do Bombeiro Mirim, programa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), estão ancorados na hierarquia, disciplina e cidadania, sendo um pilar no desenvolvimento da criança e do adolescente, a fim de torná-los agentes transformadores de sua própria história.
Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM
Foto: Divulgação/SSP-AMDPV nas Escolas
A SSP-AM coordena o Departamento de Prevenção à Violência (DPV), que atua com maior foco dentro das escolas da rede estadual de ensino. O DPV conta com profissionais da área da saúde, como psicólogos e assistentes sociais, que também participam destas ações educativas e realizam atendimentos especializados, em casos onde há necessidade, seja em uma situação observada pelos próprios profissionais, seja por uma solicitação de membros da própria escola.