A ação realizada com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em conjunto com órgãos parceiros beneficiou moradores do Polo Marari, que compreende as comunidades do Castanho, Arrimo e Monumbi. Os locais foram mapeados pela Funai. Cerca de 300 indígenas foram atendidos, dos quais geraram a expedição de mais de cerca de 200 CINs.
A ação realizada com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em conjunto com órgãos parceiros beneficiou moradores do Polo Marari (Foto: Divulgação/SSP-AM)A população indígena da etnia Yanomami em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) recebeu, entre segunda-feira (04/12) e quinta-feira (07/12), uma ação de cidadania, onde um dos serviços oferecidos foi à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos foram expedidos pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
Parceiros
A gerente civil do IIACM, Kristiane Eliziário, informou que o objetivo do Instituto de Identificação é levar o serviço da nova CIN para todos os cidadãos amazonenses. “Essa não é a primeira ação que realizamos voltada para a população indígena. Estamos aqui em Barcelos como o mesmo aparato que levamos em todas as ações e em breve, todos estarão com seus documentos em mãos”, afirmou a gerente.
A ação social tem como órgãos parceiros, além da Funai, a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Barcelos, Cartório de Barcelos, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Ministério Público Estadual do amazonas (MPE), dos ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e dos Povos Indígenas (MPI) e Receita Federal de Roraima.