O Iesp tem por finalidade prover, de forma unificada, a formação, o aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais de Segurança Pública. O Curso será ofertado aos Cabos e Sargentos do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar do Amazonas, selecionados de acordo com as regras estabelecidas no Edital de Seleção e Admissão aos Cursos de Formação Turmas 01, publicado no BGO PMAM nº 087, de 15 de maio de 2023.
Capacitação conta com três cursos realizados pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP). (Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM)A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realizou, nesta segunda-feira (07/08), a Aula Inaugural dos Cursos de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS); de Formação de Sargentos (CFS) e de Formação de Cabos (CFC). A capacitação beneficiará 311 cabos e sargentos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, destacou a importância da capacitação dos policiais militares.
Os cursos de capacitação técnico-profissional serão realizados na modalidade híbrida com aulas presenciais e remotas através da plataforma Moodle com duração de três meses a contar da presente data.
O Comandante-Geral da PMAM, Coronel Vinicius Almeida, reforçou que a capacitação dos policiais para as futuras promoções da classe.
“A capacitação é muito importante. São novos conhecimentos, novas responsabilidades para cada um dos alunos e alunas que vão frequentar o curso. Temos que estar sempre preocupados na valorização do nosso pessoal, na capacitação, dar as melhores condições de trabalho, como está sendo feito. É prioridade do Governo do Estado do Amazonas, por meio do governador Wilson lima”, disse o titular da SSP-AM.
Distribuição
“Estamos lançando três cursos de aperfeiçoamento muito importantes: Curso de Formação de Cabo, Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargento. São 311 policiais militares que estão na fase de qualificação e, ao final do curso, poderão ser promovidos em suas carreiras e avançarem nas promoções, mas principalmente, receberem conhecimento de modo a prestar um serviço de excelência para a sociedade amazonense”, informou.
Outros 222 Policiais Militares estão matriculados na turma 01 do Curso de Formação de Sargentos – CFS; Finalidade do Curso de Formação de Sargento: Qualificar o servidor militar estadual para o exercício de chefia e liderança no comando de grupamento de policiais militares, postos de policiamento ostensivo e patrulhas de policiamento em grandes eventos e controle de distúrbios civis e função de auxiliar nas atividades de supervisão e coordenação das ações de policiamento ostensivo subordinada ao comando de oficiais.
Serão 11 Policiais Militares matriculados na turma 01 do Curso de Formação de Cabos – CFC; Finalidade do Curso de Formação de Cabos: Qualificar o militar estadual para o exercício da função, controle de distúrbios civis, policiamento reservado e atendimento qualificado de ocorrências.
E mais 78 Policiais Militares matriculados na turma 01 do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS; Finalidade do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento- (CAS): Qualificar o militar estadual na função auxiliar o planejamento do policiamento ostensivo do nível tático em auxílio aos oficiais comandantes de policiamento de setores de áreas, bem como realizar atividades administrativas das áreas de gestão de pessoal, material e patrimonial, documental e de controle operacional.