Os temas abordados foram discutidos em conjunto com a 20ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), por meio do mapeamento da violência escolar, com intuito de integrar escola e comunidade no trabalho de prevenção à violência através de debates e dinâmicas abrangendo as crianças e adolescentes do ensino fundamental.
As ações vêm sendo realizadas pelo Departamento de Prevenção à Violência (DPV). (Foto: Divulgação SSP/AM)Visando conscientizar sobre temas voltados ao combate à violência, drogas e bullying, a Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), intensificou as ações do “DPV nas Escolas” em áreas rurais. Desta vez, a ação foi realizada para 138 alunos da Escola Municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro, localizada no Ramal do Pau Rosa, na zona rural de Manaus.
“Estamos expandindo e intensificando nossas atividades em áreas rurais, realizando orientações, reuniões com gestores, professores e ministrando palestras para alunos com intuito de fortalecer o trabalho de prevenção do DPV, e também, diminuir possíveis ações criminosas” disse o coordenador.
O coordenador do DPV, João Ricardo Amorim, esclareceu que o projeto vem sendo realizado neste momento em áreas rurais, e tem como objetivo atuar em áreas de grande vulnerabilidade social.
As palestras educativas nas escolas contam com profissionais da área da saúde, psicólogos e assistentes sociais, e pretende continuar promovendo ações pelas escolas estaduais e municipais em prol de aproximar a Segurança Pública dos alunos. Dentre outras ações, buscam despertar a interação dos alunos de forma lúdica, a importância do combate a qualquer ato de violência e desrespeito no ambiente escolar e fora dele.