LEGENDA: Tatyana lidera a FVS-RCP pelos próximos quatro anos. FOTO: Abrahão Graham/FVS-RCPTatyana Costa Amorim Ramos foi escolhida para assumir, a partir deste ano, a direção da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Por Agência Amazonas
A gestora é formada em enfermagem e tem mais de 22 anos de carreira pública
Tatyana teve o nome aprovado pelo governador do Estado, Wilson Lima, seguindo as diretrizes da Lei Delegada nº 111 de 2007. Ela permanecerá no cargo pelos próximos quatro anos.
A enfermeira, que respondia como interina no cargo, participou do processo técnico seletivo nº001/2022 da instituição, que foi avaliado pela Comissão Examinadora, tendo o resultado divulgado no Diário Oficial, no dia 30 de novembro de 2022.
Além disso, a diretora é servidora pública e atua no Sistema Único de Saúde (SUS), há mais de 20 anos.
Natural da cidade de São Paulo, Tatyana é enfermeira formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitana de Atenção; Estomaterapia, Administração Hospitalar e Gestão; Enfermagem em Médico Cirúrgica; e Terapia Intensiva, MBA em Gestão e controle de infecção, gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e possui também Mestrado e Doutorado em Saúde Pública.
Durante sua trajetória profissional, a enfermeira foi membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, coordenado pelo Governo do Amazonas.
A carreira de Tatyana foi pautada por desafios. Em 2010, foi convidada pelo ex-diretor-presidente da FVS-RCP, Bernadinho Albuquerque, para implantar e atuar como presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção que, mais tarde, tornou-se a Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde do Amazonas (Ceciss).
Em tons de alegria e feliz pela conquista, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim diz que promete atuar de forma incansável em prol da saúde pública do Estado, em especial a vigilância em saúde.
Em 2021, pelo destaque e empenho profissional, assumiu a diretoria técnica e, em seguida, recebeu o convite do Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, para presidir a direção do órgão de forma interina.
Ainda sobre a sua gestão, a diretora pontuou que exercerá o seu compromisso institucional com muita dedicação, persistência e sabedoria pela causa pública.
“Eu só tenho que agradecer, primeiramente, a Deus por essa oportunidade em minha vida e, também, ao Governador Wilson Lima por aprovar meu nome, e ao secretário de saúde, Dr. Anoar Samad, que sempre confiou em meu trabalho”, agradeceu emocionada.