Ao todo, 20 recém-formados participaram nesta segunda-feira, 15, da solenidade de colação de grau dos cursos da Ciências da Computação e de Engenharia de Software do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam). A sessão solene foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio.
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam
O reitor, professor Sylvio Puga, em pronunciamento, disse aos recém-formados que estes devem trabalhar nas mais diversas áreas de atuação que, ao exercerem a sua profissão façam com dedicação e com amor, pois sem eles não há fluxos processuais para o desenvolvimento em suas carreiras. “Vocês receberam o grau acadêmico numa ciência de fronteira, uma ciência que vai mudar e continuará mudando rapidamente. Então, a primeira lição para acompanha essa mudança, nunca deixe de estudar; o conhecimento nesta área exige esse esforço. A segunda, é que O Icomp e a Ufam estarão sempre de portas abertas para recebê-los para que possam realizar a pós-graduação (mestrado/doutorado)”, disse.
Na ocasião, compuseram a mesa de honra, o paraninfo do curso de Ciência da Computação e coordenador acadêmico em exercício, professor João Marcos Bastos Cavalcanti, o paraninfo e coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho, o patrono do curso de Ciência da Computação, professor Edleno Silva de Moura, o patrono do curso de Engenharia de Software, professor Bruno Freitas Gadelha, o homenageado com o nome da turma de Ciência da Computação, professor Altigran Soares da Silva, o homenageado com o nome da turma de Engenharia de Software, professor Moisés Gomes de Carvalho e o coordenador em exercício do curso de ciência da computação, professor David Braga Fernandes de Oliveira.
O diretor do Icomp professor José Luiz Pio, acredita que os esforços conjuntos devem ser trilhados no caminho do aprendizado, o qual é um processo de troca das relações coletivas e processuais. “Hoje é um grande dia para todos, pais, familiares, amigos e professores que, orgulhosamente, testemunhamos a colação de grau. Ao concluir os cursos, se apropriaram de conhecimentos e valores que darão sustentação aos futuros desafios que enfrentaram em suas vidas”, expôs.
Para Sylvio Puga, os formandos passam por um rito de passagem considerado importante, pois, foi forjado com as dificuldades que o curso apresenta, no entanto, o reitor cita a pandemia como a maior obstáculo entre elas, pois, a partir daí houve a necessidade de se reinventar o que marcou as nossas vidas e a Instituição. Puga parabeniza o diretor do Icomp, professor José Luiz Pio, juntamente, professores e técnicos administrativos pela formação dos melhores profissionais da Ciência da Computação e Engenharia de Software do estado do Amazonas.
O paraninfo e coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho, na ocasião, acredita que todo esforço voltado para a formação não foi em vão. “Sinto muito orgulho de ver todas as turmas se formarem, tanto da Ciência da Computação quanto da Engenharia de Software que deram um passo, uma grande vitória em suas vidas”, disse.
A vitória pertence aos perseverantes; aqueles que se dedicam e batalham para alcançar seus objetivos. Com toda certeza, são merecedores de toda a felicidade e sucesso”, completou o diretor.
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Confira a lista de formandos dos cursos do Instituto de Computação
ENGENHARIA DE SOFTWARE
- DANIEL MORAES DE SOUSA SALDANHA
- DAVID D’AVILA ACRIS
- ESTEVÃO DE CARVALHO COSTA
- FELIPE PEREIRA FRANCO
- FERNANDA MOREIRA SERRA TEIXEIRA
- JOÃO LUCAS FERNANDES DE MELO
- LUCAS CASTRO DE SOUZA
- LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
- LUCAS ROCHA DOS SANTOS
- MICAEL LEVI LIMA CAVALCANTE
- RAIMUNDO PEREIRA DE SOUZA NETO
- THAILSSON CLEMENTINO DE ANDRADE
- VINICIUS DE MEDEIROS HERNANDES
- ALEX HENRIQUE PAIVA VALENTE
- BEATRIZ PESSOA LONGATO
- GABRIEL DOMINGOS PINHEIRO DE SOUSA
- PAULO CEZAR DE QUEIROZ HERMIDA FILHO
- PEDRO PAULO DE SOUZA LEAO
- REINE MENEZES DOS SANTOS
- VICTOR KLISMAN SANTANA MIRANDA