Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Quatorze novos profissionais foram apresentados à sociedade na noite de segunda-feira, 11 de dezembro
A Ufam realizou a cerimônia de outorga de grau aos formandos da Faculdade de Psicologia (Fapsi) referente ao primeiro semestre de 2023. Quatorze novos profissionais foram apresentados à sociedade na noite de segunda-feira, 11 de dezembro, em solenidade ocorrida no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus Manaus.
A diretora da Fapsi, professora Ana Cristina Martins, discorreu sobre o contexto que envolveu a formação da turma que agora conclui a graduação. Segundo a docente, esses alunos vivenciaram a mudança para a sede da faculdade, o primeiro prédio próprio desde a criação do curso em 1995, quando passou a utilizar as dependências da Faculdade de Ciências Agrárias para as suas atividades. “Nós aguardamos 17 anos pelo prédio da Faculdade de Psicologia, mas quando ele nos foi entregue em 8 de janeiro de 2022, nós não tínhamos o mobiliário, nem os equipamentos, nem os condicionadores de ar. Ainda não conseguimos tudo que precisamos, mas foi possível trazer os alunos para o prédio da Faculdade de Psicologia com o recurso de uma emenda parlamentar que adquirimos 90% dos condicionadores de ar que nós precisávamos”, informou a gestora, referindo-se ao trabalho do ex-deputado federal José Ricardo Wendling em prol da educação superior no Amazonas.
Com a presidência da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufam, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, os formandos seguiram o rito normal da noite com o juramento, a entrega dos diplomas simbólicos e os pronunciamentos cabíveis. A defesa da universidade pública foi o viés adotado pela presidente da mesa de honra. Ela expôs os cortes no orçamento das instituições de ensino superior públicas do país nos anos do governo Bolsonaro como a causa de muitas dificuldades vividas recentemente, mas que foram enfrentadas pela comunidade acadêmica da Ufam de forma a não prejudicar a formação dos estudantes. “Realmente, foi um período difícil para a Universidade. Foi um período bem difícil, mas nós nunca paramos. Isso é importante. Importante como mostrar para vocês a superação dos nossos professores, em ir para a sala de aula, não relatar muitas vezes essas questões para vocês e permanecer dando aula apesar das dificuldades”, comentou. “Muitos vão chegar a determinados cargos, muitos chegarão a deputados, a vereadores, e é importante esse olhar de onde você partiu. É muito importante isso. A gente verifica isso em outros países. Na hora em que eu vou contribuir com a sociedade, eu contribuo com a educação, que foi onde eu consegui sair de um estado em que eu não gostaria de estar”, completou a docente ao destacar o papel de egressos das universidades brasileiras também se preocupar com a defesa das instituições.
O professor Marck Souza Torres, paraninfo da turma, celebrou a conquista dos graduados da noite. “Olho para cada rosto aqui presente e vejo não apenas formandos, psicólogos e psicólogas, mas seres humanos incríveis que eu tive a honra de conhecer pessoalmente, dotados de muito talento, dedicação e uma paixão imensurável pelo estudo das subjetividades de cada um”, registrou o docente.
Homenageado com o Nome da Turma, José Ricardo Wendling agradeceu a honra concedida e falou da importância que os profissionais de Psicologia têm para a sociedade. “A minha esposa é psicóloga e ela está sempre chamando a atenção para a necessidade desses profissionais nos vários ambientes da sociedade, mas também no meu dia a dia, na política e de atuação profissional, a gente percebe isso claramente. Precisamos de psicólogos nas escolas, nos ambientes da saúde, nos hospitais. Uma coisa interessante que nós temos poucos em Manaus são os Centros de Atendimento Psicossocial, os Caps, e essa é uma luta muito grande que o município, o estado em particular, têm essa obrigação de ampliar, de instalar e colocar para funcionar, ampliar também o atendimento para a população”, discursou. Sobre sua atuação como parlamentar, José Ricardo expressou seu contentamento em ter contribuído com a pesquisa e a educação no Amazonas, por meio das emendas parlamentares que financiaram o trabalho não só da Ufam, mas também do Ifam, da UEA e da Fiocruz. “É uma satisfação poder investir na pesquisa porque esse é o caminho: o conhecimento. O futuro do nosso estado não é a Zona Franca, que talvez possa acabar antes do tempo legal, mas é o conhecimento. Nós temos muitos caminhos pela frente em torno disso e passa pela Psicologia”, completou.
Confira abaixo a lista com os nomes dos novos profissionais de Psicologia formados pela Ufam:
Cacio José Ferreira foi o orador da turma, em seu pronunciamento, o bacharel abordou as mudanças que a pandemia de covid-19 trouxe para a sociedade. “A procela da covid-19 agitou águas profundas, mudando para sempre uma geração. Trouxe o tártaro à superfície evidenciando cavernas profundas do egoísmo humano e os cantos mais terríveis do reino de Ades. Contudo, a razão buscou compreender tal fenômeno elaborando outros caminhos de cooperação mútua. Surgiu a vacina. A importância do psicólogo tornou-se ainda mais evidente. Superamos as aulas remotas e nos abraçamos como nunca”, disse. “A saúde mental andou por instâncias desconhecidas, exigindo repensar as exigências da vida e o modo como harmonizamos o desejo, as capacidades, ambições, ideias e emoções”, destacou.
- ADRIA NADINE DE MORAES LOBO
- ANA APARECIDA LOPES SENA
- ANTONIO JOEL MARINHO DE SOUSA
- CACIO JOSÉ FERREIRA
- EMILLY YSABELY BRELAZ COSTA
- IZABELE SILVA DO NASCIMENTO
- JOÃO BOSCO SPENER NETO
- JULIA AKEL DE OLIVEIRA FEITOSA
- LUANA RAMOS AMARAL
10.LUCAS GUIMARÃES DOS SANTOS
12.NATALY BARBOSA DE SOUZA
11.MARCIA GABRIELA FRANÇA GENTIL
14.VICTOR LUCAS DA SILVA CARVALHO
13.SOPHIA OMIDIRE SOBREIRA FERNANDES DE MACEDO